Dia da Animação: Audiodescrita!

Maior evento simultâneo de animação do mundo, o Dia Internacional da Animação acontece em outubro. Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países.

Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O Dia Internacional da Animação também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como "História Trágica com um final feliz" (português), "Global Warming" (australiano) e "Selva" (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral, e "O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar", de William Paiva e Leo D.

"Os brasileiros cresceram vendo desenhos internacionais na televisão e no cinema. Atualmente, com o crescimento da animação nacional, houve uma mudança nesse cenário, crianças e adultos estão podendo assistir filmes de animação produzidos no seu país, com características e temas que refletem a cultura brasileira e seu cotidiano. Neste ano o objetivo da organização do DIA da Animação é superar a meta de 500 cidades brasileiras, proporcionando ao maior número possível de espectadores o contato com o cinema de animação realizado no Brasil e no mundo", revela Luciana Druzina, diretora de eventos da ABCA e organizadora do Dia Internacional da Animação.

Este ano, como no ano passado, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais de animação para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

Durante a semana que antecede o Dia da Animação acontecerão debates, oficinas, palestras, e mostras infantis e de deficientes auditivos e visuais em diversas cidades do país. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do Dia da Animação contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais.

O DIA da Animação tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Relação de filmes com audiodescrição:

Infantis:

Mostra Para Deficientes Visuais – Infantil
Classificação LIVRE.

Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras
Dir. Paulo Pappera
3D – 2min15s – 2006 – SP
Sinopse: Dois pequenos amigos viajam por um mundo fantástico, povoado por seres mágicos.

Leonel Pé-de-Vento
Dir. Jair Giacomini
Técnica de Animação: 2D
15’ – 35mm – 2006
Sinopse: Leonel nasceu Pé-de-Vento, e por causa desse condição, vive isolado de sua comunidade. Até o dia em que é descoberto pelas crianças da escola. Enquanto algumas o hostilizam e perseguem, outras ficam curiosas e se aproximam dele. Mariana investiga a história do guri Pé-de-Vento e, assim, eles descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

A Lenda do Brilho da Lua
Dir. Gabriela Dreher
2D – 2min46s – 2007 – Florianópolis
Sinopse: Um rei malvado e invejoso tenta roubar o brilho de uma princesa.

Como Surgiu a Noite
Dir. Andrés Lieben
Técnica de Animação: 2D
4’ – Digital – 2005 – Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: A mitologia brasileira está cheia das mais belas histórias indígenas sobre a origem do mundo, das pessoas, do dia… e, é claro da noite. Esse desenho, mostra de uma maneira linda a versão do povo indígena Kaxinawá sobre a origem da noite. A história começa quando a filha da cobra grande se apaixona pelo filho do chefe da aldeia e fica muito triste, quando percebe que os índios não têm tempo para descansar, pois, só existe o dia. O que será que a filha da cobra grande fará para tentar ajudar o seu amor?

Seu Dente e Meu Bico
Dir. Marão
2D – 2min – 2006 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Como um bico pode ajudar uns dentes e como uns dentes podem ajudar um bico.

Juro Que Vi : Matinta Pereira
Dir. Humberto Avelar
lápis sobre papel, 12min – 35mm – 2006 – Produção: MULTIRIO – Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: No interior do Brail, reza a lenda que quando Matinta Perera passa por um vilarejo e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da Bruxa Matinta Perera, que se transforma em pássaro, e surpreendentemente modifica a vida das pessoas, espantando o medo para longe.

A Bruxinha Lili
Aquarela sobre papel – 5min43seg – 2008 – Salvador – BA
Sinopse: Era uma vez uma bruxinha muito, muuuuito, mas muuuuuuuuuuuito curiosa mesmo! Como é o nome dela? Lili! Uma criança feliz, encantada com a vida e ávida por descobrir os "porquês" de tudo. Assim, Lili sai por aí perguntando "como saímos da barriga da mamãe?" e outras pequenas dúvidas como esta até que surge uma questão que norteia o resto da história: Quem acende a luz da lua?
A Bruxinha Lili é um desenho animado totalmente produzido usando a técnica da aquarela aliada aos mais modernos recursos tecnológicos e justamente essa junção entre linguagem plástica, da tinta espalhada com precisão sobre o papel, e efeitos apenas possíveis com o uso do computador é o que torna-se evidente na tela e o que garante a atmosfera mágica da história.

Historietas Assombradas
Dir. Victor-Hugo Borges
2D/3D/stop-motion – 16min – 2005 – SP
Sinopse: A história de uma vovó que tenta fazer sua neta bagunceira pegar no sono contando-lhe histórias assustadoras.

Adultos:
Recomendado para maiores de 10 anos.

X Coração
Dir. Lisandro Santos
2D Digital – 11min30seg – 2007 – Porto Alegre – RS
Sinopse: X Coração conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha.

Rua das Tulipas
Dir. Alê Camargo
3D – 15min08seg – 2007 – Brasília – DF
Sinopse: Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa

A Lasanha Assassina
Dir. Ale McHaddo
2D – 8’ – 2002 – São Paulo – SP
Sinopse: Uma Lasanha foi esquecida no interior de um congelador com defeito, a baixa temperatura e os gases do aparelho causaram uma mutação e lhe deram vida, transformando-a em um monstro cheio de revolta! O que poderá deter uma criatura como esta?! Prepare-se para entrar no mundo do terror de uma maneira hilária, "A Lasanha Assassina" é uma sátira cheias de citações ao Cinema de Horror. A história é apresentada por ninguém menos que Zé do Caixão, em sua versão desenho animado.

Vida Maria
Dir. Márcio Ramos
Técnica de Animação: 3D, 8’34 – 35mm – 2006, Fortaleza/ CE
Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha. ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

O Jumento Santo e a Cidade que se acabou antes de começar
Dir. Willian Paiva e Leo D.
Hand Draw / Computação 2D e 3D – 11min – 2007 – Olinda – PE
Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo me desordem.

Informações para a imprensa:

MNiemeyer Assessoria de Comunicação
Tel. (21) 2178-2103 ou (21) 2178-2104
Andrea Pessôa: (21) 9627-5441 / andrea@mniemeyer.com.br
Luisa Girão: (21)8272-7204 / luisa@mniemeyer.com.br
www.mniemeyer.com.br/

Fonte: ABCA

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo