Transcrição do Programa Mundo Digital, que apresentou matéria sobre audiodescrição.
Heródoto: Ethevaldo, é verdade que os deficientes visuais vão poder assistir aos programas de televisão no Brasil?
Ethevaldo: É verdade, Heródoto.
Heródoto: Como?
Ethevaldo: Por meio do recurso da audiodescrição. Assim eles ouvirão a descrição das imagens por meio de um segundo canal de áudio.
Heródoto: Isso funciona?
Ethevaldo: Funciona, Heródoto. Para os deficientes, essa descrição é muito melhor do que não dispor de nenhuma informação sobre as imagens. Alguns países já a adotaram com sucesso.
Heródoto: E como está a situação da audiodescrição no Brasil?
Ethevaldo: O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deu prazo de 45 dias aos desenvolvedores desse sistema para apresentarem suas soluções, a partir das sugestões apresentadas em consulta pública no dia 31 de janeiro. O ministro quer que a audiodescrição se torne realidade tanto nas geradoras quanto nas retransmissoras de TV de todo o nosso País.
Heródoto: E o Brasil já definiu as opções tecnológicas para a audiodescrição?
Ethevaldo: Na consulta pública, foram recebidas contribuições interessantes, desde a tecnologia a ser implantada – o segundo canal de áudio ou Programa Secundário de Áudio (SAP), o protocolo IP da internet e outras usadas na radiodifusão e nas redes de telefonia fixa e móvel. Existe até a opção de implantação da audiodescrição por meio da TV digital no Brasil.
Heródoto: Até amanhã.
Programa Mundo Digital, com Ethevaldo Siqueira
Edição: terça-feira, 2 de junho de 2009
Fonte: Ethevaldo Siqueira