CLARO CURTAS: com audiodescrição, legendas e LIBRAS

Festival Claro Curtas – Um Show de Acessibilidade

Vídeos na internet

O total de vídeos publicados no YouTube e gravados pelo celular cresceu 1.700% nos últimos 6 meses. A chegada do IPhone 3G S, primeiro smartphone que grava vídeos, refletiu crescimento de 400% por dia nos uploads, segundo informações do próprio YouTube. Três aspectos contribuem para esse crescimento: novos aparelhos compatíveis com vídeos que chegaram ao mercado, melhorias nos recursos de publicação do YouTube, além de redes sociais que facilitam o compartilhamento, como Facebook, Twitter e contas do Google Reader.

Uso de celulares no Brasil

De acordo com a Anatel, o total de aparelhos móveis no país chegou a 157,54 milhões de unidades no trimestre de março a junho de 2009. Isso significa que oito em cada dez pessoas possuem um aparelho de telefone celular.

Uso da internet no Brasil

O Brasil tem cerca de 32 milhões de internautas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O perfil desse usuário é: jovem, com escolaridade alta e renda familiar média de R$ 1 mil por mês. Esses brasileiros acessam a internet de casa, do trabalho e de centros públicos ou privados. Esse número corresponde a 21% da população maior de 10 anos no país.

Acessibilidade

Tornar acessível é tomar medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de condições com as demais pessoas, a oportunidades relativas ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação. (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas)

A legislação federal que trata das questões da acessibilidade para pessoas com deficiência é composta da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, e o Decreto n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta essa lei.

Pessoas com deficiências

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população do mundo tem alguma deficiência. Hoje, seriam cerca de 700 milhões de pessoas. Destas, 80% estão em países em desenvolvimento, segundo o Banco Mundial (Bird). No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, pelo Censo de 2000, 14,4% da população (24,6 milhões) era formada por pessoas com deficiência.

Audiovisual e acessibilidade

Compartilhar não é apenas divulgar seu filme, mas também permitir a qualquer pessoa ter acesso à sua mensagem. Pensando nisso, o Festival Claro Curtas garante que, a cada edição, os vídeos finalistas passem por processos de inserção de subtitulação, audiodescrição e inserção de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

A audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente, mas não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, cenários, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. Assim, a pessoa com deficiência visual pode desfrutar integralmente da obra, seguindo a trama e captando a mensagem contida na narrativa. Para tornar o vídeo acessível a pessoas com deficiência auditiva, utiliza-se a LIBRAS, através da inserção de uma janela onde um intérprete traduz as informações sonoras do vídeo.

Democratização do audiovisual

A convergência de mídias (celulares que filmam, por exemplo), os softwares que fazem de cada computador pessoal uma ilha de edição, a possibilidade quase ilimitada de publicação e distribuição nos ambientes online, tudo isso pode implicar novas oportunidades (e novos desafios) para a democratização do acesso e, principalmente, da produção e distribuição de conteúdos audiovisuais.

Fonte: CLARO CURTAS

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo