Audiodescrição da Arca de Noel foi promovida pela Vivo

Um grupo de 50 pessoas, entre deficientes visuais filiados a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul e acompanhantes, voltou a ser criança na tarde da última sexta-feira, 18. Por meio da audiodescrição, eles assistiram ao espetáculo Arca de Noel, no Palácio dos Festivais em Gramado, evento que faz parte da programação do Natal Luz.

A Arca de Noel, um musical apresentado por Papai Noel e interpretado por bonecos, emocionou os presentes, que após a peça puderam interagir com os personagens. Depois, os DVs ainda puderam dar uma voltinha pela cidade e comprar os tradicionais chocolates da Serra.

Deivid Soares Lopes, 20 anos, nunca tinha ido a Gramado e também nunca havia assistido a um espetáculo com o recurso de audiodescrição. "Nossa… foi muito bom", alegrou-se ele, que aproveitou para conhecer a cidade após o espetáculo. Para o casal de namorados Miriam Antunes de Mello, 21 anos, e Jefferson Campos Beck, 26, a atividade foi uma bela surpresa. "Nem sabíamos que existia a audiodescrição, foi muito bom. E depois, poder conversar com os personagens, foi maravilhoso", comentou Miriam.

Já Jeferson, elogiou o trabalho realizado pelo audiodescritor, Wagner Caruso, que é colaborador em São Paulo e voluntariamente participou da ação. "Mesmo sendo bem sério, ele conseguiu descrever muito bem a peça com graça e leveza", disse. Para Vera Lúcia da Silva, 56 anos, ressaltou a importância deste tipo de ação inclusiva e manifestou sua preferência no espetáculo. "Adorei as galinhas cantoras", revelou entusiasmada. Vera perdeu a visão há 34 anos. "Como enxerguei até os 22 anos, tenho noção de como são os personagens. A audiodescrição nos leva ao mundo imaginário", concluiu.

A Arca de Noel está entre as principais atrações do Natal Luz com apresentações de quintas a domingos às 17 horas. Na semana do Natal, haverá exibições em mais dias da semana. Trata-se de uma superprodução de marionetes e bonecos eletrônicos gigantes. Os bichos de uma comunidade rural preparam performances para participar do Natal Luz de Gramado. Personagens como o pato tenor Antenor, o poleiro cantante das galinhas caipiras, a rena Renata, o porco percussionista Mimoso e outros bichos encantadores fazem a platéia se divertir muito.

A música é executada pelos cachorros da Banda Salsicha Recheada. Um espetáculo alegre e divertido para adultos e crianças. Esta é a segunda vez que a Vivo realiza a audiodescrição de um espetáculo na programação do Natal Luz. A operadora consolida sua proximidade com a comunidade gaúcha ao promover em outras duas oportunidades anteriores, o recurso inclusivo no Festival de Gramado.

A Vivo também marca presença no Natal Luz, é co-patrocinadora do evento. Durante 67 dias a cidade de Gramado se transforma em um Parque Temático de Natal. Quem chega à cidade encontra em todas as ruas e em cada detalhe o espírito natalino. São milhares de mini lâmpadas transformando ruas em túneis iluminados, árvores de natal gigantes e o Papai Noel nas ruas todos os dias. Junto uma programação intensa com grandes espetáculos.

Fonte: Pauta Social

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma