Como tornar acessíveis apresentações em Power Point aos membros da assistência que não as podem ver
Postagens publicadas em: janeiro de 2010
Trailer de O Contador de Histórias – com audiodescrição
Assista o trailler do filme "O Contador de Histórias", com audiodescrição feita pela Iguale.
HQ com Tradução Visual
Você sabe a que se presta a áudio-descrição? De maneira simples, esta técnica de tradução visual se presta a dar acessibilidade à todos os eventos visuais que não podem ser compreendidos, total ou parcialmente, pela via da audição e tato. Logo, se percebe que ela serve à todos que estejam temporária ou permanentemente privados da informação visual de um dado evento ou que não se o pode ver por razão de deficiência visual. Mas, e as histórias em quadrinhos (HQ), como elas podem ser acessíveis às pessoas com deficiência visual?
Senhores radiodifusores, senhor Ministro das Comunicações: e no Brasil, também vai ser assim?
No passado dia 14 de Janeiro, a ACAPO esteve presente na segunda reunião do grupo de acompanhamento do Plano Plurianual que fixa obrigações em matéria de acessibilidade às emissões televisivas por parte dos cidadãos com necessidades especiais, reunião esta que teve lugar na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Portugal: Invisuais queixam-se da TVI e SIC
Plano com medidas a aplicar está congelado por ordem judicial
Os cegos continuam a não ter a vida facilitada para contactar com os conteúdos televisivos dos operadores privados. O plano criado no ano passado para obrigar os canais a facultarem audiodescrição está suspenso. Apenas a RTP cumpre na área da ficção.
Repercussão nos jornais de Portugal
A limitação do acesso às emissões televisivas de pessoas com deficiência é uma "violação grosseira dos direitos destes cidadãos", disse à Lusa a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, garantindo já ter pedido intervenção da tutela.
Manifestação da ACAPO sobre a atitude das emissoras de televisão portuguêsas
A Direcção Nacional da ACAPO manifesta publicamente a sua grande insatisfação pelo facto dos operadores privados de televisão, SIC e TVI, não pretenderem cumprir o Plano Plurianual aprovado pela ERC que fixa obrigações em matéria de acessibilidade às emissões televisivas por parte das pessoas com deficiência, o qual inclusivamente impugnaram judicialmente.
Audiodescrição em Portugal: o mesmo dilema…
Media: Limitação do acesso de deficientes às emissões televisivas viola direitos cidadãos, diz secretária de Estado da Reabilitação
Audiodescrição na campus Party
Continuando com a sequência de posts sobre as ótimas palestras da Campus Party que estamos acompanhando através da cobertura ao vivo, vou falar um pouco sobre as considerações que o >Marcelo Zuffo fez ontem pela manhã. Ele e o professor Valdecir Becker falaram sobre Acessibilidade e Inovações na TV Digital.
Acessibilidade e Audiodescrição Já: assim diz o Conselho Nacional de Justiça
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
RECOMENDAÇÃO Nº 27, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2009
Recomenda aos Tribunais relacionados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal de 1988 que adotem medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência às suas dependências, aos serviços que prestam e às respectivas carreiras, para a conscientização de servidores e jurisdicionados sobre a importância da acessibilidade enquanto garantia ao pleno exercício de direitos, bem como para que instituam comissões de acessibilidade visando ao planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos e metas direcionados à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência.