O Mundo Esperado dos Jogos Acessíveis

Ao falar sobre a importância da áudio-descrição para os áudio-games, no I Encontro Brasileiro de Áudio-games, em São Paulo, Brasil, 2005, Dr. Francisco Lima assim se expressou:

"…É de incontestável argumentação que o uso dos jogos é, cada vez mais, uma ferramenta educacional indispensável para uma educação calcada no desenho universal, requerendo que a sociedade passe a se preocupar com a acessibilidade nessa área de lazer e educação, relativamente nova para o mundo acadêmico brasileiro.

A importância da acessibilidade para os áudio-games vai, no entanto, muito além de propiciar a estes acesso comunicacional, por parte das pessoas com deficiência visual. Trata-se de traduzir o mundo de imagens desses jogos em um mundo partilhado de sons e cinestesia, que contemple regras do desenho universal, da dignidade e do respeito aos consumidores com deficiência do mundo todo. Assim, fazer os estudiosos ouvirem as necessidades da população alvo, que necessitam dos jogos acessíveis permitirá à universidade descobrir seu papel para a ampliação da qualidade inclusiva desses jogos, bem como para incentivar a ampliação de pesquisas na modalidade de produção de games com características de realidade virtual, em que a interação homem/máquina não deixe de fora pessoas com deficiência.

Leia a íntegra deste artigo na Revista Brasileira de Tradução Visual

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