Semana da Acessibilidade na exposição OMISTÉRIOTEMPOEMPOESIAS

A exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista Cacau Brasil, inaugurada em 8 de outubro de 2009 na Passarela da Estação da Luz, apresenta sua versão acessível às pessoas com deficiência de 18 a 28 de fevereiro de 2010, uma ação da ONG Mais Diferenças e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com entrada gratuita, a mostra tem a marca da democratização do acesso, podendo ser absorvida por todo tipo de público, por incorporar os princípios do Desenho Universal (conceito que define produtos e ambientes que possam ser usados por todos), garantindo o acesso físico e o de informação às pessoas com algum tipo de deficiência.

O espaço da exposição é um corredor fechado de 34m de extensão por 4m de largura e 2,40m de altura, montado numa das passarelas da Estação da Luz. Em um ambiente com iluminação especial tudo leva à assimilação da pintura, das impressões poéticas e das experimentações de Cacau Brasil. O objetivo é apresentar ao visitante o lirismo do cotidiano, através de diversas manifestações artísticas: pintura, poesia, música, vídeo-arte e performances cênico-musicais.

Entre 18 e 28 de fevereiro, as pessoas com deficiência poderão ter acesso à exposição sem restrições ou barreiras, garantindo a equiparação de oportunidades, por meio de:

  • Intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – A interpretação para o público surdo será feita durante todo o horário da exposição;
  • Braille e Letras Ampliadas – Os textos das obras expostas e o Programa da Exposição estarão impressos em Braille para pessoas cegas e com letras ampliadas para pessoas com baixa visão;
  • Planos e Serviços de Acessibilidade – Este material conterá todas as informações sobre acessibilidade do local, do entorno e da exposição. Terão versões impressas em tinta, Braille e letra ampliada;
  • Audiodescrição – As pessoas com deficiência visual receberão, na entrada da exposição, equipamentos para acompanharem as performances teatrais, o vídeo e as obras que fazem parte da instalação por meio de audiodescrição. A audiodescrição contará com um depoimento do artista Cacau Brasil, com informações disparadoras e instigantes sobre o processo criativo de cada obra, o que dará à pessoa um entendimento maior da exposição – uma inovação nesse tipo de exposição, uma vez que não se tem notícia de artistas fazendo audiodescrição da sua própria obra;
  • Piso tátil – Instalação de piso tátil para demarcar um circuito acessível às pessoas com deficiência visual;
  • Experiência sensorial – vendas estarão disponíveis para as pessoas que desejarem visitar a exposição com os olhos cobertos, utilizando-se dos recursos acima descritos, para vivenciar e sentir a exposição com a exploração dos outros sentidos.

Sobre a Audiodescrição

A audiodescrição é um detalhamento claro e objetivo do que está na obra de arte, sem juízo de valor ou informações que se captam por qualquer interpretação subjetiva. Consiste em descrever posicionamentos, cenários, personagens, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso à cultura e à arte com equidade, utilizando-se de outros sentidos que não o da visão.

De acordo com a Lei de Acessibilidade nº 10.098/00, regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.296/04, está prevista a promoção do acesso de pessoas com deficiência a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, de maneira que novos projetos, produtos e políticas acessíveis devem ser cumpridos pela sociedade.

Sobre a ONG Mais Diferenças:

A Mais Diferenças é uma OSCIP, que tem como missão construir, articular, promover e implementar práticas e políticas inclusivas, com os diversos setores da sociedade, para garantir os direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência. A ONG busca a realização e ampliação do potencial de cada um, através da produção e elaboração coletivas de saberes e práticas, da equiparação de oportunidades e da construção da autonomia, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Saiba mais: www.md.org.br.

Sobre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

Tem como objetivo garantir o acesso das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade.

www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

A EXPOSIÇÃO

A exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista Cacau Brasil, marca a primeira utilização da Passarela da Estação da Luz – por onde passam diariamente 400 mil pessoas – como uma extensão do Museu da Língua Portuguesa, que co-realiza a mostra. O trabalho multimídia inédito do jovem artista mineiro está aberto para o público desde 9 de outubro.

Para Antônio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, "esta mostra oferece experiência sensorial única a seus visitantes, além de ser uma instalação que permite leituras muito diversificadas – todas elas ricas e cheias de significado, graças à criatividade de seu criador, artista multimídia e extremamente ligado ao seu tempo e a sua gente. A idéia de expandir o museu para fora de seus limites é antiga, mas somente com esta exposição ela se concretiza, possibilitando que um número maior de pessoas aprecie a boa arte e com ela se emocione e se surpreenda".

O crítico de arte Paulo Klein, curador do evento em São Paulo, diz "Cacau Brasil surpreende com seu mix de Poesia, Pintura, Música, Teatro e Instalação. Nesta proposta o artista disseca signos, através da pintura, de totens com textos poéticos, a inserção de aromas e texturas a serem explorados, tudo de um modo límpido e delirante, como sugere no título OMISTÉRIOEMTEMPOEMPOESIAS".

OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS

envolve o espectador a partir da entrada, se propondo a ativar todos os seus sentidos. Através desse percurso, o visitante passará pelas obras que dialogam e interagem entre si e com ele, possibilitando que cada um monte o seu quebra-cabeça pessoal dos significados da mostra. A essência do trabalho é a busca da interação dos visitantes com as imagens, cores, sons, aromas e poesia.

A mostra é composta de 15 painéis com pinturas a óleo sobre tela e técnica mista, onde a poesia é sugerida através de signos inscritos com cores metálicas (cobre, ouro, prata). Placas de acrílico com textos poéticos, sons e melodias coletados pelo artista e um vídeo, com duração de sete minutos são elementos que propõem uma vivência espacial através de símbolos e ambientes imaginários. A trilha sonora do vídeo é de Paulo Rafael, guitarrista e diretor musical, que criou um mantra contemporâneo a partir da sonoridade dos metais.

Os pilares da poesia são outro elemento sensorial da mostra, que estimula novas possibilidades perceptivas. Através da utilização de luz negra, as palavras "formam e sustentam" os pilares da poesia. Um manequim de corpo feminino, com inscrições de símbolos e letras, também integra o espaço expositivo em perspectiva com os pilares.

A performance cênico-musical utiliza técnicas de teatro de rua, música e expressão corporal e é parte integrante da obra. O texto da performance, também escrito por Cacau Brasil, é sua sétima produção de cunho performático-teatral. Em São Paulo, a performance de Cacau será feita por três atores e dois músicos nas ruas e no entorno da Estação da Luz, onde está a exposição. A proposta é despertar a atenção das pessoas que circulam pela região e estimulá-las a visitar e se integrar ao contexto de OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS.

O edifício da Estação da Luz, patrimônio histórico do século XIX, foi doado à cidade pelos ingleses e ocupa 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz. De estilo vitoriano, hoje abriga a estação de trem, de metrô e o Museu da Língua Portuguesa, um centro de referência do idioma com exposições, palestras e eventos culturais.

Cacau Brasil

Cacau Brasil é compositor, cantor e artista visual e escritor. O fio condutor em todas as expressões é a Poesia, marcante em todo o processo de seu trabalho. Apaixonado pela arte popular brasileira e suas diversas manifestações, leva estas características para a sua produção cultural.

Artista contemporâneo, Cacau une de forma particular a cultura brasileira às influências e histórias de povos de outros países, transformando isto em arte da melhor qualidade, moderna e universal. Como artista visual realizou as exposições "Visionária Aridez" e "OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS". Esta última deu origem ao livro do mesmo nome, lançado na Bienal do Livro de São Paulo de 2008. Numa fusão de imagens e textos, o livro mostra, em 80 páginas, a poesia extraída do cotidiano, meta principal de sua vida na qual, desde a infância, sonhava em ser poeta.

Ficha Técnica

OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS tem concepção e criação artística de Cacau Brasil, direção geral Ritelza Cabral, direção musical de Marcos Resende e direção cênica de Cacau Brasil. A curadoria da exposição multimídia é de Paulo Klein e a museografia de Silvia Landa, da Arquiprom. A produção geral é de Roberto Malta e Valéria Martins da Mais Cultura. Uma co-realização do Museu da Língua Portuguesa, Poiesis – Organização Social de Cultura, Cooperativa Cultural Brasileira e Toca Brasil. Apoio da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Serviço:

Local: Passarela da Estação da Luz (Praça da Luz, s/nº – Luz – Telefone: 11.3326.0775 – Junto ao Museu da Língua Portuguesa – São Paulo)

Visitação: até 28 de fevereiro de 2010 – de terça a domingo, das 10h às 18h

Versão Acessível às Pessoas com Deficiência: de 18 a 28 de fevereiro – de terça a domingo, das 10h às 18h

Horários das performances: Quarta a sexta-feira, às 11h e às 13h

Sábados e domingos, às 11h, 12h, 14 e 15h

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Co-realização: Museu da Língua Portuguesa, Poiesis – Organização Social de Cultura, Cooperativa Cultural Brasileira, Toca Brasil

Parceria: Governo do Estado de São Paulo, PROAC – Secretaria de Estado da Cultura, CPTM, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ONG Mais Diferenças.

Patrocínio: Original, BR-Transpetro, Adria

Apoio Cultural: Imprensa Oficial

Fonte: Agito SP

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por