Audiodescrição: uma inovação no material didático

O presente artigo aplica em duas atividades de ciências a técnica da áudio-descrição, a qual consiste na transmissão por meio oral/textual dos elementos essenciais oriundos de uma determinada imagem que esteja presente em uma dada forma de expressão cultural, desde um filme do cinema às páginas dos livros didáticos, permitindo, especialmente em relação a estes últimos, que suas mensagens e conteúdos sejam compreendidos pelo aluno com deficiência visual ou com baixa visão. Isto será comprovado através de dois exemplos práticos de como a áudio-descrição favorece a compreensão de atividades presentes no material didático.

Espanha lança decodificador acessível para TV digital

El Ministerio de Industria ha puesto en marcha un plan que, con una dotación económica de 7,2 millones de euros, está permitiendo a los colectivos en riesgo de exclusión beneficiarse de la TDT en la misma medida que el resto de la población. Gracias a esta iniciativa, los mayores de 65 años con altos niveles de dependencia, los mayores de 80 años que vivan solos o en compañía de otra persona mayor de 80 años y las personas con discapacidad visual o auditiva reconocida, tienen derecho a la cesión gratuita de un descodificador.

Festival CINESESC 2010 – Programação Completa

Uma seleção dos melhores filmes, diretores, atores, atrizes, roteiristas e fotógrafos eleitos pelo público, e por críticos, jornalistas especializados, pesquisadores e professores brasileiros.

Artigo de Romeu Sassaki na RBTV

Acesso à Informação e à Comunicação no Mundo Virtual para Todas as Pessoas

Durante séculos, a existência de pessoas com deficiência foi ignorada, desconhecida ou desconsiderada sempre que fontes como as autoridades constituídas e/ou os setores da sociedade civil: (1) aprovavam leis aplicáveis supostamente a toda a população, (2) construíam ambientes destinados supostamente a toda a população, (3) formulavam políticas públicas que beneficiariam supostamente toda a população, (4) instalavam programas e serviços utilizáveis supostamente por toda a população.

Portaria MC nº 188 de 2010

Portaria Nº 188, de 24 DE Março de 2010

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição,

RESOLVE:

CINEMA MAIS PERTO DE VOCÊ

Primeiro Festival Laramara de Filmes com Audiodescrição

A Laramara tem o prazer de convidar para seu 1º Festival de Filmes com Audiodescrição.

Audiodescrição.pt – Ouço, logo vejo

A sabedoria do corpo humano é tão poderosa que mesmo quando nos é retirado um sentido os restantes compensam essa falta. Imagine uma peça de teatro, um filme ou um programa de televisão idealizado para invisuais; capaz de transformar sons em verdadeiras imagens que se sentem ao ouvido. Já imaginou? Não precisa. O Grupo de Teatro e Associação Cultural, Companhia de Actores, já o fez e está apenas à espera que o deixem dar início ao espectáculo.