ENESP lança DVD com audiodescrição

O pesquisador Paulo Amarante representará a Escola Nacional de Saúde Pública na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em Brasília, de 11 a 14 de março.

Amarante irá apresentar o Relatório Final da "Oficina nacional de indicação de políticas culturais para inclusão de pessoas com deficiência", promovida pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. A publicação vem acompanhada de um DVD com audiodescrição, um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais.

A II Conferência acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 com o objetivo de debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área, sendo dividida em cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Na abertura do encontro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, receberá a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, outros ministros de Estado e secretários estaduais e municipais de Cultura.

A "Oficina nacional de indicação de políticas culturais para inclusão de pessoas com deficiência" foi realizada a partir da experiência do projeto "Loucos pela Diversidade", no qual a ENSP e o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, reuniram pessoas com sofrimento mental e profissionais que lidam com arte e cultura para formular uma política nacional de estímulo a pessoas desse segmento. "A oficina propôs um conjunto de diretrizes, as quais foram incorporadas pelo ministério como políticas públicas. Uma dessas ações foi o edital ‘Loucos pela Diversidade – edição Austregésilo Carrano", em que foram premiadas 55 iniciativas no Brasil inteiro", revelou Amarante, um dos coordenadores do projeto.

A partir dessa experiência bem-sucedida, a secretaria convidou a Escola para fazer parte de um trabalho semelhante ao anterior, mas em pessoas com deficiência física. "Participar dessa oficina foi algo inovador, pois nós do Laboratório de Atenção Psicossocial em Saúde (Laps/ENSP) trabalhamos com o transtorno mental, e não com deficientes físicos", lembrou Amarante. Ainda de acordo com o pesquisador, o tema da oficina foi "nada sobre nós sem nós" – uma das palavras de ordem do movimento internacional de pessoas com deficiência. "As pessoas criam leis para deficientes auditivos, visuais e cadeirantes sem escutar aqueles que realmente vivem a experiência. Escutá-las é um princípio do MinC. Fizemos isso no Loucos pela Diversidade e agora radicalizamos o "nada sobre nós sem nós", que é o nosso lema"..

Segundo Amarante, a oficina traçou diretrizes sobre patrimônio, difusão, fomento e acessibilidade. "O problema do deficiente é a falta de acesso. O DVD do relatório vem com uma inovação rara no Brasil, que é a audiodescrição. Trata-se de um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. O DVD vem com três vídeos comuns e outros três com o recurso da audiodescrição e libras".

O lançamento do relatório será no sábado (13/3), às 18 horas, com presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do secretário da Identidade e da Adversidade Cultural, Américo Córdula, e do pesquisador da ENSP, Paulo Amarante.

Fonte: ENESP – Escola Nacional de Saúde Pública

Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos


Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos