Conheça Moira Braga, a apresentadora do “Assim vivemos”

Apesar de ser natural da cidade do Rio de Janeiro, com 6 anos de idade, Moira Braga mudou-se com a família para Leopoldina, uma cidade do interior de Minas Gerais. Nessa mesma época, os médicos descobriram que ela era portadora de uma doença degenerativa da retina de nome Stargardth, que leva a perda gradativa da visão.

Em 1997, ela foi aprovada no vestibular de jornalismo da Faculdade da Cidade (atual Universidade) e por isso mudou-se novamente para o Rio. Concluiu o curso em dezembro do ano 2000 e teve a oportunidade de trabalhar na assessoria de comunicação de algumas empresas. de 2007 a 2008, participou do projeto "Atos no Escuro" que visa a formação teórica, vocal e corporal do ator cego.

E foi a partir daí que seu interesse pela acessibilidade cultural e arte inclusiva acarretou um envolvimento maior no tocante a estas questões. Em outubro de 2008, foi convidada a participar da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas culturais de Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizada no rio de Janeiro. O relatório final dessa Oficina deu origem ao livro "Nada sobre nós, sem nós".

Em 2009, Moira apresentou o programa "Assim Vivemos" que foi ao ar pela TV Brasil. O programa contava com inovações na acessibilidade para deficientes visuais, como a introdução da audiodescrição em todos os filmes apresentados.

Mais recentemente, em fevereiro de 2010, capacitou-se pela conceituada faculdade de dança Angel Viana no curso técnico de Recuperação Motora e Terapia Através da Dança.

Em abril do mesmo ano, parte em uma aventura. Ao lado de outras pessoas com deficiência, Moira Braga percorrerá durante dois meses as cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. A iniciativa é do Instituto Muito Especial, com apoio do Ministério do Turismo e serve para chamar a atenção de empresários e governantes sobre a necessidade de tornar os lugares públicos (estádios, restaurantes, hotéis) acessíveis a todos.

Moira já trabalhou com a Urece em diversos projetos. Em 2007, integrava as aulas de dança que a Urece desenvolveu em parceria com a faculdade de dança Angel Viana. Depois, ela também participou das aulas de Yoga, outra parceria da Urece, dessa vez com o Espaço Anâ da Yoga, que abriu uma turma especial para pessoas com deficiência visual.

Polivalente, Moira também topou o desafio de bater uma bolinha com as meninas campeãs do mundo do futebol feminino da Urece. Ela frequentou três treinamentos e, apesar de ter tido um bom desempenho, não seguiu em função de compromissos profissionais.

Nome completo: Moira Braga Sales
Data de Nascimento: 05/09/1978
Classificação Visual: B1
Altura: 1,68 m
Peso: 63 kg
Profissão: jornalista
Função na Urece: Colaboradora em diversos projetos.

Fonte: URECE – Esporte e Cultura

Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série


Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série