IX REATECH apresentou exposição acessível

Quem visitar os estandes da IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a ReaTech 2010, nos próximos dias 15 a 18 de abril, terá a oportunidade de conhecer a exposição fotográfica acessível e inclusiva "Caminhos Ampliados", uma ação do Programa de Educação Inclusiva (PEI) da Secretaria Municipal de Educação de Osasco/ SP, com assessoria da ONG Mais Diferenças.

O PEI está sendo implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco desde 2005 e tem como um dos seus objetivos ampliar o acesso e a permanência com qualidade dos alunos com deficiência nas escolas.

Segundo um levantamento da Secretaria de Educação, quando o programa iniciou havia 24 alunos incluídos na rede de ensino. Em 2009 este número chegou a 1.372 alunos em todas as modalidades de ensino.

O Programa de Educação Inclusiva desenvolve ações nos seguintes eixos: assessoria à gestão, formação, acessibilidade, comunicação e monitoramento e avaliação.

Uma das ações desenvolvidas, construída juntamente com os profissionais da SE e da Escola Especial Edmundo Burjato foram as oficinas-piloto de fotografia e expressão corporal realizadas durante os meses de setembro a novembro de 2009. A oficina buscou um território de comunicação na emoção compartilhada de criar imagens. Partindo dele, o trabalho experienciou com os alunos e os profissionais um caminho ampliado de autonomia e expressão.

Os resultados destas oficinas são uma exposição que contempla mais de 150 fotografias produzidas por 40 alunos, com idade de 18 a 50 anos e um vídeo do processo expressivo.

A exposição "Caminhos Ampliados" tem característica itinerante e chega agora à sua segunda exibição — a estreia aconteceu em fevereiro, durante o Encontro Internacional e o Fórum Mundial de Educação de Osasco.

"Caminhos Ampliados" é uma exposição que foi pensada em três momentos: os bastidores das aulas, o retrato dos alunos participantes e as fotos que compõem a exposição em si. Fruto de um trabalho coletivo, a exposição não tem um autor específico, sendo suas fotos atribuídas aos alunos dos grupos da manhã e da tarde da escola. As fotos foram agrupadas em conjuntos de quatro ou seis imagens pelo curador do evento, o fotógrafo Everton Ballardin, com o objetivo de destacar de forma mais forte a expressão que individualmente as fotos produziriam. Ao aproximar essas imagens, a exposição demonstra, também, que é possível pensar de forma parecida, mesmo tendo olhares diferentes. "Pequenos diálogos são estabelecidos em cada painel, quer seja pela cor, pela forma ou pelo assunto das imagens", conta Ballardin.

Para a Secretaria Municipal de Educação de Osasco "a arte abre as possibilidades de comunicação para todos. Nossos alunos, aproveitando-se da linguagem da fotografia, capturaram as imagens que os sensibilizavam no momento, expressando assim sua visão de mundo.

"Acessibilidade" O visitante com deficiência que conhecer a exposição "Caminhos Ampliados", durante a ReaTech, terá à sua disposição: audiodescrição dos painéis em mp4, que inclui comentários em áudio do fotógrafo curador da mostra; programa da exposição e o texto da audiodescrição em braille e em letra ampliada; presença de Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e de monitores durante todo o horário de visitação da exposição; piso tátil direcional.

Serviço Exposição acessível e inclusiva Caminhos Ampliados

IX Reatech

Quando: 15 a 18 de abril de 2010

Onde: Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP

Saiba mais:

www.maisdiferencas.org.br/

www.osasco.sp.gov.br/educacao

Fonte: CONPAFIS

Mais sobre audiodescrição
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por
A Associação Morungaba inaugura no dia 12 de setembro, às 18h, a exposição fotográfica Itinerante


Mais sobre audiodescrição
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por
A Associação Morungaba inaugura no dia 12 de setembro, às 18h, a exposição fotográfica Itinerante