Cine Santander realizou sessão especial para deficientes visuais

Uma voz descrevendo cenas e personagens ajudou a realizar o sonho de um grupo de deficientes visuais na tarde de sábado, no Cine Santander. A exibição do longa-metragem Antes que o Mundo Acabe contou com o recurso da audiodescrição e permitiu a cerca de 60 pessoas de diferentes idades e graus de cegueira a compreensão do filme gaúcho dirigido por Ana Luiza Azevedo, sem perder os detalhes expressos apenas em imagens. A sessão contou ainda com a legendagem das falas dos personagens, para espectadores com deficiência auditiva.

A expectativa era grande antes do início da sessão porque, para muitos, seria o primeiro longa-metragem a que assistiriam com audiodescrição.

– Estou muito ansiosa. Em Gramado, quando fui ver uma peça de teatro que tinha descrição, foi muito bom – afirmou Mirian de Melo, 22 anos, antes da exibição.

É justamente para suprir as necessidades dos deficientes visuais que a audiodescrição entra em cena. A narração é inserida nos intervalos das falas e descreve características físicas e o vestuário dos personagens, suas expressões e reações e os elementos do ambiente em que se encontram. Em alguns momentos, nos quais a descrição da situação é mais importante que a própria fala dos personagens, a última é abafada.

– Os três aparentam ter cerca de 15 anos, vestem bermuda e camiseta. Pedalam rapidamente por ruas vazias. Daniel tem olhos azuis, é loiro e tem cabelos ondulados e desgrenhados – explica a voz inserida na exibição, que ajuda a explicar o contexto da cena e as características do protagonista, Daniel (Pedro Tergolina).

Com deficiência visual congênita, Jorge Fernando Vieira, 28 anos, já havia assistido a outros programas com descrição, só que em espanhol, já que o recurso está mais adiantado e conta com maior apoio em países como a Espanha.

– Quando se assiste a um filme como este, pode-se referir àquela velha e batida frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Sem a descrição dessa imagem, a gente pode perder essas mil palavras. E eu acho que essa frase descreve tudo que a gente ganha com a audiodescrição – resumiu Jorge Fernando, administrador de sistemas sobre a possibilidade de ver o filme.

Antes que o Mundo Acabe é o primeiro longa-metragem gaúcho a contar com a audiodescrição diretamente gravada em sua trilha sonora – outros longas já foram exibidos com audiodescrição, mas com narração feita ao vivo (pelo mesmo método utilizado em traduções simultâneas de palestras). A gravação na própria banda sonora do filme resulta em uma edição mais precisa. O recurso, que estará disponível no DVD do filme, foi desenvolvido durante três meses pela Habanero Áudio, pioneira nesse segmento na Região Sul. A sessão de sábado foi única, mas, conforme a demanda, o Cine Santander promete realizar outras.

Fonte: Jornal Zero Hora

Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme
Cada vez mais empresas percebem que pessoas com deficiências também são consumidores. A Netflix levou


Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme
Cada vez mais empresas percebem que pessoas com deficiências também são consumidores. A Netflix levou