Mostra VIVO ENCENA de Teatro Jovem

A Mostra Vivo EnCena de Teatro Jovem é uma atividade pioneira do Programa Cultural Vivo EnCena , na qual a dramaturgia é focada no adolescente e encenada por jovens, inaugurando um novo horário para este encontro: todos os sábados as 16h.

Este projeto é resultado de parcerias da Vivo com o projeto Conexões, realizado pelo British Council, Cultura Inglesa, Escola Teatro Célia Helena e Colégio São Luis, além da parceria com a Arte e Equilíbrio e Teatro Para Alguém.

Participam da Mostra sete grupos teatrais que se apresentam durante quatro sábados, de 15 de maio a 27 de Novembro. Após cada espetáculo é realizado um bate papo entre elenco, direção e platéia.

O Programa Cultural Vivo EnCena tem como objetivo, através da rede colaborativa de pessoas, projetos e entidades, interligados, colaborar com o aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento cultural, formação de platéia e inclusão sociocultural no âmbito das artes cênicas.

A Mostra Vivo EnCena de Teatro Jovem pretende fomentar a produção e difusão de dramaturgia focada no adolescente, estimular a criação e aperfeiçoamento profissional de grupos teatrais no ensino médio e associações comunitárias, abordar questões do cotidiano e promover reflexões e transformações e contribuir com a educação ao se apropriar da arte e transformá-la em um instrumento didático.

Serviço:

Organizado por: Marcelo Romoff

Local: Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 860
Morumbi – SP
Telefone: 7420-1520

Os espetáculos apresentados na Mostra são:

1. Refugo, de Abi Morgan, com O Grupo "Pequeno Teatro de Torneado".
Datas: 22/maio, 29/maio, 05/junho
Sessão com acessibilidade para alunos com deficiência visual: 5/junho
Sinopse: Em seu aniversário de onze anos, Kojo vê sua família ser assassinada por guerrilheiros em meio à guerra civil instaurada em seu país. Aos catorze, é mandado por um tio ao Reino Unido, onde recebe tratamento em um abrigo para crianças refugiadas. Refugo é uma história sobre a infância perdida e um assassinato cometido no Reino Unido por uma criança africana.

Romeu e Julieta, de William Shakespeare, com a "Cia Duas Casas".
Datas: 12/junho, 19/junho, 26/junho, 3/julho
Sessão com acessibilidade para alunos com deficiência visual e auditiva: 3/julho
Sinopse: O amor apresenta-se à vida de Romeu e Julieta de modo traiçoeiro: ambos apaixonam-se instantaneamente, em uma festa – um baile de máscaras -, desconhecendo a identidade um do outro. Ele é filho dos Montéquio, e ela, dos Capuleto, duas das mais poderosas famílias de Verona, inimigas entre si. Desobedecendo às restrições familiares e políticas, eles vivem a sua paixão explosiva e desesperançada, naquela que se tornou a mais famosa história de amor da literatura ocidental, além de uma das mais populares tragédias shakespearianas.

3. Blecaute, de Davey Anderson, com o "Grupo Quereres".
Datas: 10/julho, 17/julho, 24/julho, 31/julho
Sessão com acessibilidade para alunos com deficiência visual: 24/julho
Sinopse: "Tudo que eu me lembro é: Eu ouvia gritos. Era como estar num sonho, mas acordado ao mesmo tempo. E tudo que eu escuto é: Por favor, não! Pare! E aí… Eu sei lá. Na manhã seguinte, eu estava numa cela de cadeia. Eu não sabia como tinha ido parar lá. E eu pensei assim: Ah, não… O que foi que eu fiz?" Uma peça curta sobre ser vítima de bullying, revidar, tentar conquistar um espaço para si mesmo, se tornar feroz, fazer uma coisa idiota, perder tudo e depois encontrar o caminho de novo.

Fonte: Rede Vivo de Audiodescrição

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma