Sesc divulga programação do Festival Palco Giratório

O Sesc divulgou hoje a programação do 4º Festival Palco Giratório Brasil-Recife, considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do país. Vários estilos e linguagens cênicas prometem subir aos palcos de sete teatros do Recife de 8 a 30 de maio, com a exibição de 35 montagens, de 30 companhias, vindas de 12 estados brasileiros, todos a preços populares.

Desse repertório, 15 grupos foram selecionados por uma curadoria nacional do projeto Palco Giratório e farão circulação por todos os estados do país. Em Recife, eles se juntam a outras 15 companhias convidadas pela coordenação local para compor a programação do festival do Recife.

Também serão realizadas apresentações gratuitas na Praça do Campo Santo, em Santo Amaro, e no Centro de São Lourenço da Mata. A programação oferece opções para crianças e adultos, cobrindo os mais variados gêneros como o drama, comédia, dança e formas animadas. Para a classe artística e para os que desejam conhecer mais do universo das artes, o projeto promove, ainda, atividades formativas, como debates, pensamento giratório e oficinas.

A edição 2010 traz também a experiência inédita no projeto, de oferecer o recurso da áudio-descrição dirigido ao público com deficiência visual. Quatro espetáculos foram escolhidos para receber a técnica: Leve, O Fio Mágico, Guerreiros da Bagunça e Um Rito de Mães. A atriz e mestranda em educação inclusiva Andreza Nóbrega fará a áudio-descrição dos espetáculos selecionados. O projeto faz parte de uma pesquisa que ela realiza sobre o tema. Serão disponibilizados 40 equipamentos individuais por espetáculo.

Este ano, Pernambuco será representado nacionalmente pelo Grupo Experimental, que comemora 15 anos. A companhia de dança recifense está no seleto grupo que fará circulação nacional, com os espetáculos Zambo, que vai abrir o Festival do Recife, e com Conceição. A dança pernambucana será vista em 41 cidades brasileiras. A temporada começa no dia 10 de abril, em Fortaleza, e termina no dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Serão 53 apresentações, sendo 6 de Zambo, uma tradução em dança do movimento manguebeat, e 47 de Conceição, a montagem mais recente da companhia que trata da celebração de fé que acontece todos os anos no Morro da Conceição.

No segundo semestre, o Palco Giratório volta a Pernambuco com os espetáculos Encantragos (CE) e Filhas da Mata (RO), para cumprirem temporada pelas cidades do interior do Estado, onde há unidades do Sesc. Além disso, as Aldeias do Velho Chico (Petrolina) e Olho D’Água dos Bredos (pela primeira vez em Arcoverde), acontecem em agosto e dezembro, respectivamente.

Serviço:

Festival Palco Giratório Brasil – Recife

Data: de 08 a 30 de maio de 2010

Ingressos: R$ 10 (público em geral) / R$ 5 (comerciários e dependentes, estudantes, idosos professores)

Informações: www.sescpe.com.br/.

Fonte: Redação do Diário de Pernambuco

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo