Futebol dos Sentidos

Hoje tem lançamento do filme “Futebol Além dos Sentidos ” dirigido por Luciana Queiroz, na telona do Espaço Unibanco Glauber Rocha, na Praça da Sé. No enredo, um cego, um surdo e trinta e dois torcedores. Em coerência com o mote do curta metragem a produção será exibida em duas salas, sendo uma cópia especial com legendagem, que são legendas que compõem, para os surdos, uma narrativa que complementa as imagens e outra em audiodescrição, um recurso de acessibilidade que permite que os cegos assistam  e entendam  melhor filmes, peças de teatro e  programas de TV, ouvindo o que pode ser visto.

Panorama da audiodescrição no Brasil

A áudio-descrição é, no Brasil, campo em florescimento, cujos frutos já estamos colhendo, visto as peças áudio-descritas; os filmes com áudio-descrição; as mostras com mediadores descrevendo as obras de arte; os seminários com áudio-descrição dos slides apresentados pelos palestrantes e mais. Queremos traçar um panorama da audiodescrição no Brasil.

Seminário de Acessibilidade e Relações de Consumo

Ocorreu na segunda-feira o I Seminário de Acessibilidade e Relações de Consumo de Alagoas, promovido pelo Procon-AL. Aqui ficam algumas das anotações feitas durante o evento, que durou todo o dia. Já vão com a intervenção de minhas ideias, então nem sempre correspondem exatamente ao que aconteceu, assim como não relato em detalhes as palestras nem todas as palestras. Também não estão aqui os debates ocorridos. Foi um dia muito produtivo.

Diretrizes da audiodescrição para crianças

As crianças com deficiência visual querem e precisam da ludicidade ocasionada pelos desenhos animados e outros eventos visuais semelhantes. Oferecer acessibilidade aos programas televisivos dessa natureza, tanto responde legalmente ao direito ao lazer das crianças, como lhes permite aprender.

Esse é o espírito!…

A lista abaixo contém alguns itens dos quais nós, que temos deficiência visual, necessitamos em nosso cotidiano. Se eles estivessem presentes em toda parte, a falta da visão não seria uma deficiência. As barreiras com que nos deparamos em nosso dia-a-dia seriam praticamente eliminadas. A possibilidade de superação de nossos obstáculos nos leva então a pensarmos sobre a deficiência como sendo um conceito relativo.

Como foi o evento com audiodescrição em Alagoas

evento foi realizado pelo Procon-AL, por iniciativa de seu Presidente, o Advogado Rodrigo Cunha, que com muito bom senso, e boa vontade, consultou as próprias pessoas com deficiência, lideranças do movimento e pesquisadores sobre o tema, para que juntos traçássemos uma boa e eficiente estratégia de abordagem do tema.