Para audiodescrever histórias em quadrinhos

Um artigo científico interessante sobre a interação entre linguagem verbal e não-verbal nas histórias em quadrinhos, reforça ainda mais a importância da audiodescrição.

Cinema Para Cegos: Jornal A Tribuna

Audiodescrição é o nome do recurso com o qual Leonardo Rossi trabalha para aproximar o público de programações culturais (blogdoleorossi.blogspot.com), mídia administrada pelo comunicólogo Leonardo Rossi, conhecido na cena musical como integrante da banda O Fino da Bola, estão os trabalhos que ele atualmente realiza com audiovisuais. O principal, entre muitos, é o podcast "Contando Histórias", em que ao clique no play a pessoa escuta um conto interpretado por este experiente profissional. A mídia também divulga outro interessante trabalho de Rossi: a audiodescrição, recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.

Ópera Rigoletto com audiodescrição

Ópera popular de Verdi, em três atos, com libreto de Francesco Maria Piavi, baseado na peça Le roi s’amuse, de Victor Hugo, Rigoletto conta a história do Duque de Mantova, que se apaixona por Gilda, ingênua filha do corcunda Rigoletto.

Mini-curso de audiodescrição em espetáculos de dança na Bahia

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. É, portanto, também definido como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, onde o signo visual é transposto para o signo verbal. Essa transposição caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual.

Lançamento de “Chico Xavier” com audiodescrição

No próximo sábado, dia 31 de julho, às 10h30, a Sony Pictures Home Entertainment realizará uma sessão especial de cinema no Espaço Unibanco (Rua Augusta, 1475 – São Paulo) para marcar o lançamento do filme “Chico Xavier”, em DVD e Blu-ray. A sessão será fechada para um público convidado, formado exclusivamente por pessoas com deficiências visuais, já que os produtos, que chegam às lojas e locadoras, contam com um recurso denominado audiodescrição. Caso você tenha interesse em participar ou enviar fotógrafo, favor confirmar presença.

Projeto DVD Acessível entrega filmes totalmente acessíveis às pessoas com deficiência sensorial

Na última sexta-feira (23), o Projeto DVD Acessível, de autoria da Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará, Vera Lúcia Santiago, entregou à sociedade brasileira DVDs de filmes nacionais com os seguintes recursos de acessibilidade: título do filme em Braille, Audiodescrição, Menus com Audionavegação, Janela na Língua Brasileira de Sinais e Legendas para Surdos e Ensurdecidos.