Revista do Instituto Benjamin Constant publicou artigo em que relata as primeiras iniciativas para oferta da audiodescrição no Brasil, um projeto do Centro Louis Braille da cidade de Campinas (SP).
O Centro Cultural "Louis Braille" de Campinas desenvolveu, no ano de 1999, o projeto "Vídeo-Narrado", que consistiu na exibição semanal de filmes de longa metragem em fitas de vídeo, a jovens e adultos cegos ou com visão subnormal, com o auxílio de uma narradora.
Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir sobre a atividade e suas relações com o processo de inclusão social de pessoas com deficiência visual.
Para tanto, foram entrevistados treze usuários da entidade, sendo sete homens e seis mulheres, com idades variadas entre 14 e 49 anos, dos quais 30% haviam concluído o ensino médio e um era membro da administração da entidade.
Com as respostas dos usuários, foi possível verificar que a apreciação da atividade atingiu 100% dos entrevistados, e que repercutiu positivamente em suas vidas, principalmente em relação à sua participação nos grupos sociais a que pertenciam.
Leia a íntegra deste artigo publicado na Revista do Instituto Benjamin Constant em 2002.