Crianças da Escola Parque conhecem audiodescrição, legenda eletrônica e LIBRAS

No dia 19 de junho, a partir de uma provocação feita por Bernardo Bardanachvili Dias, aluno do oitavo ano da Escola Parque e filho da associada efetiva e fundadora da Escola de Gente, Eliane Bardanachvili, a Escola Parque convidou Claudia Werneck, superintendente geral da Escola de Gente, para um debate com seus/suas alunos(as), do qual participaram ainda a atriz e coordenadora do grupo Os Inclusos e os Sisos, Natalia Simonete, e o Oficineiro da Inclusão Jadson Abraão, como intérprete da Língua de sinais brasileira, a Libras.

Eliane e Bernardo

PraCegoVer: Eliane e Bernardo Bardanachvili Dias recebem Claudia Werneck na Escola Parque

Cerca de 60 adolescentes de 13 e 14 anos de idade, alunos(as) do oitavo ano da Escola Parque, na Gávea, participaram da palestra da Escola de Gente no último dia 19 de junho, no Rio de Janeiro. Todo o trabalho contou com a tradução para a Língua de sinais brasileira, a Libras, que despertou bastante interesse no(as) alunos(as). Além de Jadson Abraão, um segundo intérprete atuou no debate, David do Rosário de Jesus. O grupo foi recepcionado por Giocondo Magalhães, coordenador pedagógico da Escola Parque.

Durante sua fala, Claudia estimulou a participação dos(as) alunos(as), que fizeram vários questionamentos e enriqueceram o evento com suas contribuições. Eles/elas também puderam assistir ao vídeo acessível sobre o grupo Os Inclusos e os Sisos, tendo contato pela primeira vez com um vídeo contendo audiodescrição, legendas eletrônicas e intérprete de Libras.

Além disso, Claudia abordou o tema "cultura pela inclusão", apresentando o Livro de Atividades Os Inclusos e os Sisos, lançado no início de 2010 pela Escola de Gente em oito formatos acessíveis: impresso com encadernação wire-o, formato digital nos arquivos OpenDoc, TXT e PDF; livro falado em MP3 (CD) e fita cassete; MEC Dayse; e livro em Libras (DVD).

Giocondo: Escola Parque

PraCegoVer: Na Escola Parque, Giocondo Magalhães comemora o sucesso do evento com a equipe da Escola de Gente, Bernardo Bardanachvili Dias e os intérpretes de Libras

Veja o depoimento de Giocondo Magalhães, coordenador pedagógico da Escola Parque:

"Seguindo a prática da Escola Parque de interlocução constante com diferentes atores e grupos da sociedade civil, no último dia 19 de junho, tivemos o enorme prazer de contar com a presença da equipe da Escola de Gente, que realizou, no turno da manhã, dentro de um grupo de atividades promovidas pela escola sobre o tema adolescência, cidadania e diferença, uma palestra sobre algumas práticas inclusivas na contemporaneidade. Este encontro foi avaliado por nossos alunos como tendo sido enriquecedor e possibilitador de novas e importantes reflexões sobre o assunto. Esperamos contar sempre com a valiosa parceria da Escola de Gente. Muito obrigado!"

Equipe da Escola de Gente

PraCegoVer: Equipe da Escola de Gente entre os(as) alunos(as) da Escola Parque após a palestra.

Fonte: Escola de Gente

Mais sobre audiodescrição
Desde o início dos anos 1980, com o avanço dos movimentos sociais, escolhemos o começo
Grande parte dos projetos culturais é realizada via leis de renúncia fiscal, ou seja, com
O Observatório da Imprensa da última terça-feira debateu a prevista falta de acessibilidade durante a


Mais sobre audiodescrição
Desde o início dos anos 1980, com o avanço dos movimentos sociais, escolhemos o começo
Grande parte dos projetos culturais é realizada via leis de renúncia fiscal, ou seja, com
O Observatório da Imprensa da última terça-feira debateu a prevista falta de acessibilidade durante a