O Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove neste sábado, dia 7, a audiodescrição da peça Amazônia adentro, em apresentação especial gratuita para deficientes visuais.
A audiodescrição é um recurso que disponibiliza informações orais sobre detalhes de imagens importantes à compreensão das cenas teatrais, além de possibilitar a audição de espetáculos de música, dança, cinema ou até mesmo de um jogo de futebol com foco no público que possui deficiência visual. É muito útil para cegos, mas também auxilia pessoas com outras deficiências que têm dificuldade de compreensão ou acompanhamento do evento.
O CCSP foi o primeiro espaço público a utilizar a audiodescrição em sua programação cultural, projetando-se como pioneiro na prestação deste serviço às pessoas com deficiência visual.
O CCSP vem adotando ações para possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência nas apresentações artísticas e culturais. Sua programação inclui espetáculos inclusivos, como contação de histórias para crianças surdas com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e, recentemente, espetáculos de dança com audiodescrição.
Amazônia adentro
O texto foi criado a partir da pesquisa de campo realizada pelas atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder em 2008 e 2009 em comunidades ribeirinhas do Amazonas e Pará. O objetivo da montagem é trazer à cena teatral as lendas amazônicas com intuito de aproximar crianças e público em geral deste universo de magia repleto de seres encantados e misteriosos. A história gira em torno de duas vizinhas que moram em uma região ribeirinha do Amazonas e embarcam em uma viagem a Parintins para participar da Festa do Boi. Sozinhas em uma canoa, resgatam lendas, tradições, músicas e encantamentos do povo ribeirinho.
A produção é da Cia. Conto em Cantos, fundada em 2005, em São Paulo, com uma sede no bairro do Ipiranga. Desde sua formação, foram sete espetáculos narrativos apresentados na Capital e no interior de São Paulo, na rede Sesc, teatros dos CEUs, centros culturais, escolas, bibliotecas e parques. E também no Amazonas em comunidades ribeirinhas e interior.
Serviço
Amazônia adentro
Apresentação especial para deficientes visuais
Data: Dia 07/08 (sábado)
Grupo:Conto em Cantos
Texto e direção: Solange Dias
Sala Jardel Filho (324 lugares)
Duração: 60 minutos
Mais informações: 3397-4002
Grátis
Fonte: Prefeitura de São Paulo – com informações do portal JusBrasil