Comentários sobre a audiodescrição em Chico Xavier

Para quem pensa que este é somente mais um filme nacional, os números falam por si só: 11 milhões de reais gastos com pesquisa, pré-produção, filmagem e pós produção; 5 anos de roteiro; 6 meses de pré-produção; 8 semanas de filmagem e quase 8 meses de pós produção; equipe fixa do filme de 177 pessoas; mais de 120 atores (com fala); mais de 1000 figurantes; filmagens em 3 diferentes estados da nação e filme que retrata 3 épocas diferentes com diferentes figurinos para cada uma. Este é Chico Xavier, o filme.

O filme é uma adaptação ao cinema da trajetória de vida de Chico Xavier, médium que viveu 92 anos (em 2010 completaria 100 anos) e desenvolveu importantes atividades mediúnicas e filantrópicas. Ele psicografava poemas e mensagens de pessoas que não estão mais no plano terreno e tentam por vezes se comunicar com os parentes vivos para consolá-los. Chico Xavier em vida psicografou mais de 400 livros e nunca recebeu um real de direitos autorais, sempre repassou às instituições que ajudou a fundar. Para muitos seguidores, ele era um santo, para outros, uma figura intrigante.

Em primeiro lugar, a pessoa que não foi ao cinema por puro problema de religião, pode ficar sossegada ao assistir este filme agora em blu-ray, ele (o filme) não quer passar nenhuma mensagem espírita ou ensinamentos da doutrina de Alan Kardec e sim contar a bela história de vida de Francisco Candido de Paula Xavier.

Acreditando ou não em Chico, não podemos deixar de nos emocionar com este filme de sua trajetória marcada principalmente pela ajuda ao próximo.

O filme escrito por Marcos Bernstein, baseado na obra de Marcel Souto Maior e dirigido por Daniel Filho, mostra a infância humilde de Chico na cidade mineira de Pedro Leopoldo onde começou a despertar para certas habilidades que ele próprio desconhecia, depois é mostrado Chico já em idade adulta e o começo do auto entendimento da sua aptidão e todas as dificuldades que passou por conta de seu dom. Por último, em idade mais avançada, que é mostrada em vários momentos durante o filme.

Não posso deixar de comentar a atuação dos três atores que fizeram as diferentes fases de vida de Chico Xavier, e a palavra é estupenda !!!!!! Matheus Costa apesar da pouca idade interpreta o papel de forma convincente, Ângelo Antonio, sem palavras, eu daria um Oscar para ele, em certos momentos do filme achei que o próprio Chico Xavier que atuava no filme e Nelson Xavier era a figura completa e descrita do próprio Chico.

Um filme leve e gostoso de ver e com alguns momentos engraçados que podemos soltar algumas risadas.

Vamos ao blu. Este filme foi autorado pela ETC filmes e vi algumas cenas na época da visita a empresa. Fazer avaliação de discos da Sony Pictures que banca o formato do blu-ray é muito fácil, sempre com lançamentos com imagem referência e som com nosso idioma sem perdas e neste filme não foi diferente, todo o filme foi rodado com câmeras RED de alta performance, a mesma que é utilizada por muitos estúdios de hollywood e, desde o princípio, podemos sentir tudo o que uma ótima imagem em alta resolução pode mostrar :detalhes mínimos, feições, detalhes de roupa, pessoas, ambientes, tudo perfeito e o tons amarelados (tons quentes) são adotados em quase todo o filme. Nota máxima para a imagem !!!!!!

O som deste filme é apresentado em três canais de som normais do nosso idioma, um canal 5.1 PCM sem perdas e sem compressão, um 5.1 dolby digital e mais um 2.0 dolby digital. Todos dão conta do recado, mas o áudio sem perdas foi o que utilizei para ver o filme e ele está realmente muito bom, falas perfeitas e trilha sonora bem equilibrada, e ambientação perfeita com o uso das surrounds. A cena onde Chico está na cachoeira é um bom exemplo de envolvimento e potência da trilha PCM. Nota máxima.

Não sei se todos se lembram no post da visita a ETC filmes, falei sobre uma novidade de cair o queixo, então, é no áudio deste filme que vem a grande novidade, que eu particularmente não conhecia e acredito ser o primeiro blu ray nacional com este recurso (desconheço se existem em blu-ray no exterior), o recurso da aUDIODESCRIÇÃO.

AUDIODESCRIÇÃO é um outro canal de áudio usado como auxílio a pessoas com deficiência visual, onde um narrador passa tudo o que está acontecendo em cena nos momentos onde não existem diálogos.

Este recurso pode ser utilizado em salas de cinema especializadas que fazem algumas seções desta forma.

A Sony Pictures já disponibilizou este recurso em dvd no filme “Irmãos de Fé”, mas agora pela primeira vez em blu-ray.

Nos cinemas existe uma forma de assistir, com fone de ouvido, uma trilha separada da original, mas no Blu-ray é uma outra trilha “normal” de áudio, onde a pessoa escolhe através do menu esta opção. Inclusive o menu é descrito quando é feita a opção de ” menu com audiodescrição”.

Veja um exemplo de Áudio Descrição do dvd Irmãos de Fé :

agora feche os olhos e ouça este vídeo novamente, você consegue ter a dimensão da cena !!!!

Um outro detalhe deste blu-ray que é interessantíssimo é o PIP (picture in picture) onde o diretor Daniel Filho e o escritor Marcel Souto Maior ficam comentando todo o filme, cena por cena, cada passagem ou cada curiosidade a respeito da cena que se passa no momento. Extras também interessantes (todos em HD) com making of; making of dos efeitos especiais, que por incrível que possa parecer, o filme está cheio; entrevistas; pessoas da equipe e elenco lendo as mensagens de Chico Xavier e trailer.

Altamente recomendado e se você leitor ou colecionador que tem um amigo, um parente deficiente visual não deixe de apresentar esta novidade em blu-ray bem vinda de inclusão social !!!!!!!!

Palmas para a Sony e todos os envolvidos que fizeram deste blu-ray um top de linha !!!!!!

Trailer do filme:

Ficha técnica:

Vídeo: 1080p 1.85:1
Áudio: Português – 5.1 PCM, 5.1 Dolby Digital, 2.0  Dolby Digital  e Audiodescrição 2.0 Dolby Digital
Legendas: Português, inglês, espanhol e francês.
Região:ABC (livre)
Capacidade do disco: 50 GB
Vídeo Codec: AVC
Duração : 125 minutos

Apresentações Especiais:

– Menu em português com audiodescrição,
– Making Of
– Making Of dos Efeitos Especiais
– Comentários (PIP)
– Entrevistas
– Mensagens de Chico lidas pela Equipe e Elenco
– Trailer
– Narração da Sinopse
– Descrição do elenco

Fonte: Feijoada Azul

Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade, um instrumento poderoso de inclusão social, cultural e
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem


Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade, um instrumento poderoso de inclusão social, cultural e
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem