Festival Curta 4.6 terá audiodescrição e legendas

O Curta 4 ponto 6, será o evento que abrirá a programação de comemoração de 10 anos do Cinema 100% Amazonense no dia 10.10.10 as 10hs, 10min e 10 seg. A grande novidade, nessa 6ª edição do Curta 4 vai ser a realização da 2ª Mostra "Cinema Além da Imagem" uma seleção de 20 filmes amazonenses com duração de 1 minuto, 4 minutos e curtas, só que dessa vez os filmes vão ser exibidos com audiodescrição para o público Deficiente Visual e também com linguagem de libras e legendas em português para os Deficientes auditivos.

A mostra será enviada para 100 espaços em todo o Brasil sendo Secretarias Estaduais de Educação e Entidades afins.

O Concurso CURTA 4 ponto 6 receberá roteiros para filmes de 4 minutos até o dia 13 de agosto de 2010, os 10 roteiros selecionados receberão o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para gastos com a produção do filme e terão apoio de Vídeo, Áudio, Luz e Edição do filme que serão cedidos pela organização do evento.

Já o Cinemark, receberá o público com entrada gratuita, no dia 11 de outubro as 19:30 horas.

Os 20 filmes em competição do Curta 4 ponto 6 serão exibidos em Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins, Maués, Codajás e Anamã, sendo que estes últimos três municípios receberão oficinas de cinema para produzirem filmes pro festival.

Após a estréia os filmes serão exibidos em Escolas, Universidades, Praças, Restaurantes, Lanchonetes, Comunidades, podendo ser visto na TV Ufam e TV Cidade ou na web pelo endereço www.curta4ponto6.blogspot.com.

O Curta 4 ponto 6 é uma realização do Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura, Amacine Futuros Cineastas, com Co-realização da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas, conta com o patrocínio da ManausCult, Guaraná Tuchaua e tem o apoio cultural das Prefeituras de Maués, Anamã e Codajás, Livraria Valer, Cinemark e Rio Tarumã Films.

O encerramento será dia 16 de Outubro quando serão premiados 17 vencedores nas seguintes categorias:

Eleitos pelo Júri Oficial:

Melhor Filme – Prêmio: Troféu CURTA 4 ponto6 e mais Câmera HDV.

Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte,Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Musica – Prêmio Troféu CRTA 4 ponto 6.

Eleitos pelo Júri Popular:

Melhor Filme de Júri Popular, Melhor Ator do Júri Popular, Melhor Atriz do Júri Popular – Prêmio: Troféu CURTA 4 ponto6

Todos os 20 filmes selecionados por um Júri Popular passarão pela avaliação do Júri Oficial do evento que indicará 4 concorrentes em cada uma das 10 categorias, exceto na de melhor filme.

Os vencedores dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz de Júri Popular, serão aclamados através dos votos colhidos nos locais de exibições definidos previamente pela organização.

A Mostra Quatrinho.5 será especialmente preparada com 10 filmes apropriados para o público infantil.

A premiação acontecerá na mesma noite de encerramento do Curta 4 ponto6 e o Júri Infantil decidirá por votação popular os prêmios das seguintes categorias

Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz – Prêmio: Troféu Quatrinho .5 2010.

As inscrições para o "CURTA 4 ponto 6", são gratuitas e vão até 27 de setembro de 2010 e os interessados devem enviar seus roteiros para:

LIVRARIA VALER

Rua Ramos Ferreira, 1.195 – Centro

Cep 69010-031 – Manaus/AM

Telefone (92) 3635 1324 ou (92) 9121 7949

Poderão também ser selecionados roteiros de adaptação de contos e a Livraria Valer disponibilizou os seguintes livros para os interessados: PALHAÇO E A ROSA – Francisco Vasconcelos; HISTÓRIAS DE SUBMUNDO – Arthur Engrácio; ALAMEDA – Astrid Cabral; JARDIM DE SILÊNCIO – Alisson Leão; A PONTE – Romyne Nóvoa; CALIGRAFIA DE DEUS – Marcio Souza; INFERNO VERDE – Alberto Rangel; ANTONOLGIA DO CONTO DO AMAZONAS – Tenório Telles e Marco Frederico Krüger; UM HÓSPEDE CHAMADO HANSEN – Jorge Tufic

Vale lembrar que o filme vencedor do Curta 4 ponto 5 "O Terrorista" de Antonio Junior, foi uma adaptação do conto do livro "Jardim do Silêncio" de Alisson leão. As adaptações poderão ser de outros autores. As inscrições dos roteiros serão feitos na Livraria Valer.

Contato

Junior Rodrigues, Cineasta Responsável, 9121 7949

Gabriela Cativo, Diretora de Produção, 8216 6406

Informações pelo e-mail: curta4@gmail.com, Ou http://www.curta4ponto6.blogspot.com

Fonte: Girando Manaus

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo