MPPE comemora Semana da Pessoa com Deficiência com vários eventos abertos ao público

Um dos objetivos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 a 28 de Agosto, é criar uma mobilização nacional em torno da pessoa com deficiência. Com o mesmo intuito, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Núcleo da Diversidade, participa de uma série de eventos e palestras em prol das pessoas com deficiência até o fim deste mês.

Na segunda-feira (23), será realizado, às 14h, o Fórum Política Municipal da Pessoa com Deficiência, com o tema "Todos somos diferentes, inclusive você". O evento será realizado no Centro de Formação Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, Madalena. Entre outros temas que serão discutidos estão: assistência social, direitos humanos, educação e saúde.

A servidora do Núcleo da diversidade, Janaina Negreiros, ressalta que o evento é aberto para todo o público, seja para aqueles que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência, como também para quem quiser obter mais conhecimentos sobre elas. "O evento abrange mais do que profissionais da área, está aberto para todos aqueles que querem ter um melhor conhecimento sobre cada tipo de deficiência. Além disso, a capacitação possibilita outras instituições reforçarem os principais temas sobre a pessoa com deficiência e seus direitos fundamentais", disse.

Na sequência de eventos, será realizado, na quarta-feira (25), das 14h30 às 17h30, uma mesa redonda com o tema "Audiodescrição- Ferramenta de acessibilidade comunicacional para TV, cinema, teatro, site e museu". Além dessa temática, será abordado o direito à acessibilidade comunicacional e a obrigatoriedade do uso de ferramentas pelas TVs abertas brasileiras. O evento será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto e será aberto para jornalistas, publicitários, profissionais de cinema, teatro, museu, além de acadêmicos e estudantes das áreas relacionadas.

O ciclo de atividades será encerrado na segunda-feira (30), com a capacitação "Entendo as demandas das pessoas com deficiência", que também será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, das 8h ás 12h, com o objetivo de esclarecer dúvidas, preconceitos, equívocos conceituais e ainda questões sobre o convívio com cada tipo de deficiência: intelectual, auditiva, visual e física. O evento será aberto para membros, servidores e estagiários da instituição, além de articuladores de políticas públicas inclusivas.

Os interessados devem se inscrever através do site do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ou ligar para o número 31827348, das 12h ás 18h, até o dia 25.

Fonte: Ministério Público de Pernambuco

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017