Municípios do RS se reúnem para definir estratégias de inclusão de PCDs

Diretora-presidente da Faders e presidente do CEDPD se reuniram com coordenador do CAODH. Este será o II Encontro do Comitê Gestor Estadual, que será realizado a partir das 14h, no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão.

Os 32 municípios que já assinaram o Termo de Compromisso pela Inclusão das Pessoas com Deficiência junto ao Estado deverão se reunir na segunda-feira, 23, com o Ministério Público e outros representantes do Comitê Gestor Estadual. O grupo foi criado envolvendo diversas instituições do poder público com o objetivo de orientar e acompanhar a adoção de medidas, nas cidades, para viabilizar a efetiva inclusão das pessoas com deficiência. Este será o II Encontro do Comitê Gestor Estadual, que será realizado a partir das 14h, no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão.

Conforme o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, “é importante que os municípios reafirmem a adesão ao Compromisso Nacional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, e o envolvimento pleno dos atores do Comitê Gestor e das Prefeituras é que vai viabilizar a adoção de medidas nas cidades”. O assunto foi debatido em reunião realizada no CAODH nesta sexta-feira, 20.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Aracy Maria da Silva Lêdo, a reunião também servirá para discutir as diretrizes do Plano Municipal das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência.

O programa prioriza questões relativas aos direitos básicos das pessoas com deficiência, considerando atendimento e acessibilidade nas áreas de educação, trabalho, saúde, assistência social, transporte, infraestrutura e intervenções urbanas, explica o presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD), Paulo Kroeff.

Ainda em Porto Alegre, de 21 a 28 de agosto será realizada a 13ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Inclusão e Acessibilidade. A abertura acontece neste sábado, às 14h, na Usina do Gasômetro. O lema, neste ano, será Inclusão e Acessibilidade. A programação inclui diversas atividades, como debates, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes com audiodescrição, recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual na experiência cinematográfica, teatral ou em programas de televisão.

Ministério Público do Rio Grande do Sul

Agência de Notícias

imprensa@mp.rs.gov.br

(51) 3224-6938

Mais sobre audiodescrição
O Ministério Público Federal notificou 11 emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do
Semanas antes do início da propaganda político-partidária para as eleições municipais de 2016, o Ministério
Para obter informações adicionais a fim de subsidiar Inquérito Civil que trata do direito à


Mais sobre audiodescrição
O Ministério Público Federal notificou 11 emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do
Semanas antes do início da propaganda político-partidária para as eleições municipais de 2016, o Ministério
Para obter informações adicionais a fim de subsidiar Inquérito Civil que trata do direito à