Programa Especial estreia site e nova temporada nesta sexta-feira (6)

O Programa Especial, da TV Brasil, estreia sua nova temporada nesta sexta-feira (6), às 19h30, e lança um novo site, o maior sobre o tema no Brasil, totalmente adaptado às diferentes necessidades das pessoas com deficiência.

O portal traz como grande novidade a participação do público que pode enviar fotos e vídeos, contando suas experiências ou mostrando iniciativas inclusivas em sua cidade.

&quotç;O Programa está vivendo uma fase muito importante na sua história: o lançamento desse novo site. É um espaço para troca de experiências", explica Ângela Reineger, diretora do programa.

O site do programa também abriga um vasto acervo audiovisual com as reportagens exibidas pela atração classificadas por temas e vídeos, com o perfil dos integrantes da equipe, todos com audiodescrição, uma janela de Libras – a llíngua dos sinais, além de fotos de making of com legendas, notícias sobre assuntos relacionados e links úteis.

O conteúdo é totalmente navegável pelo teclado.  E para os deficientes visuais que não possuem um sistema operacional instalado no seu computador, o site disponibiliza o download do Dosvox, software livre desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

"O site vai prestar também um grande serviço", completa Ângela.

O novo site já foi contemplado com o selo AAA Aprovado – Acessibilidade Brasil, chancelado pelo programa avaliador Da Silva para websites em português.

Nova Temporada

O primeiro capítulo da nova temporada mostra o trabalho de um grupo que é referência nacional em dança inclusiva: o Pulsar Companhia de Dança. Há dez anos, o grupo integra bailarinos com e sem deficiência física. Fundada e dirigida por Teresa Taquechel, este mês a companhia estará em cartaz com o espetáculo Indefinidamente indivisível. A montagem recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna, em 2008.

Outra atração é o projeto Capoeira Adaptada que ensina o esporte a 150 jovens com deficiência gratuitamente. A equipe do programa acompanhou uma aula dessa iniciativa inclusiva. E ainda a história de Sabrina Lage, que tem deficiência auditiva. Ela mostra que deficiência não é obstáculo para competência e responsabilidade.

Sobre o programa

O Programa Especial foi a primeira atração voltada para a inclusão social de portadores de necessidades especiais da TV aberta. No ar desde março de 2004, o objetivo é desmistificar esse mundo e levar informação de qualidade sobre diversas deficiências de forma leve.

Apresentado por Juliana Oliveira, cadeirante, a atração traz toda semana reportagens sobre o mercado de trabalho, esporte, saúde, lazer e arte com uma abordagem inclusiva e descontraída. “Informação é a melhor arma contra o preconceito”, explica Juliana.

Um grande diferencial é a equipe do programa formada por quem entende do assunto.

A produção conta com a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo, Fernanda Honorato; com o repórter esportivo cadeirante José Luiz Pacheco; com a primeira tradutora de Libras com deficiência auditiva da televisão brasileira, Jeanie Liza. Já a consultoria da audiodescrição é feita por uma deficiente visual, Virgínia Menezes, e uma professora do Instituto Benjamin Constant, Ana Fátima Berquó.

O Programa Especial vai ao ar toda sexta-feira, às 19h30, com reprise aos sábados, às 15h.

Fonte: TV Brasil

Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta


Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta