A função sócio-cultural da ACAPO

É amplamente reconhecido que todas as pessoas têm direito à cultura, à diversão, ao lazer e ao tempo livre em condições adequadas e estimulantes. Neste sentido e sem excepção, todas estas acções deverão ser acessíveis às pessoas com deficiência visual.

logotipo da ACAPO

A ACAPO tem um papel essencial na oferta de actividades adaptadas e prevê os meios necessários para melhorar o acesso e o usufruto do turismo cultural e dos tempos livres, defendendo e representando os interesses e os direitos da população cega e com baixa visão no que toca à promoção de actividades de cultura e lazer que garantam a sua fruição em total igualdade de oportunidades.

Constituem para a ACAPO pilares essenciais à efectiva inclusão social das pessoas com deficiência visual a sensibilização de editoras na disponibilização de livros em formatos acessíveis, o fomento e investimento em soluções de áudio-descrição em diversas manifestações culturais, o estabelecimento de protocolos de colaboração com diversas entidades que intervêm ao nível da cultura e tempos livres, no sentido de fomentar uma crescente participação nestes domínios, a promoção dos Encontros Anuais da Comissão Nacional de Jovens da ACAPO (CNJA), criando mais oportunidades a um grupo activo que pugna pelos seus interesses e pelos interesses da ACAPO e a estimulação por parte de cada representante da CNJA na organização de actividades junto dos pares da sua Delegação.

Não perca tempo e junte-se à ACAPO para ocupar os seus tempos livres participando nas nossas actividades culturais e de lazer!

“>Saiba mais sobre as atividades da ACAPO em pról da audiodescrição:

Fonte: ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal



Mais sobre audiodescrição