No último dia 21 de setembro, realizei uma palestra sobre audiodescrição para a equipe de funcionários do setor de baixa visão do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Ribeirão Preto. Das 18 pessoas que assistiam, apenas 4 já tinham ouvido falar sobre o tema.
No grupo haviam médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos e assistentes sociais que trabalham direta ou indiretamente com pessoas com deficiência visual.
Além de mostrar um trecho do filme "Chico Xavier" e falar sobre o conceito de audiodescrição, seus usos, como está o panorama brasileiro, ressaltei a importância de se divulgar esse recurso de acessibilidade para os consumidores em potencial, para que cresça a pressão social para a ampliação da disponibilização desse recurso de acessibilidade em diversas produções artísticas e eventos culturais e especializados.
A médica Dra Rosália Antunes-Foschini, coordenadora da equipe, alertou da extrema importância da disponibilização da audiodescrição e do intérprete de LIBRAS nos eventos que eles ainda farão.
Ao final, recebi o convite para fazer uma sessão com audiodescrição para divulgar entre os pacientes, seus familiares e funcionários do instituto.
Temos que divulgar a audiodescrição para diversos públicos, lugares e ocasiões, já que queremos aumentar a pressão para a sua ampliação na sociedade!
Bora, bora divulgar, pessoal!!
Flávia Oliveira Machado – para o Blog da Audiodescrição
Um abraço!
Conheça outras atividades e trabalhos sobre audiodescrição realizados por Flávia Machado: