UNESCO Brasil – edital de contratação de audiodescritor

Representação da UNESCO no Brasil
Contratação de Consultor

Modalidade/Produto: PROJETO 914BRZ1131.2 EDITAL Nº 05/2010


1. Perfil.

Consultoria especializada para a proposição de orientações aos sistemas de ensino, a fim de promover a acessibilidade aos recursos visuais nos materiais didáticos pedagógicos, por meio da audiodescrição.

2. Número de vagas.

01 (uma).

3. Qualificação educacional.

Licenciatura em qualquer área e/ou Graduação em Comunicação Social.

4. Experiência profissional.

Experiência mínima de 01 (um) ano na produção de recursos visuais acessíveis; experiência mínima de 01 (um) ano em audiodescrição. Conhecimento na área de deficiência visual e conhecimento na produção de materiais acessíveis.

5. Atividades.

I – Atividade 1:

Desenvolver estudos sobre a acessibilidade aos recursos visuais, a audiodescrição e a sua aplicabilidade nos materiais didáticos e pedagógicos;

Atividade 2:

Elaborar um guia de orientação sobre a promoção da acessibilidade nos materiais didáticos pedagógicos com recursos visuais e a aplicabilidade da audiodescrição no contexto educacional.

II – Atividade 1:

Realizar estudos sobre a audiodescrição, a acessibilidade aos recursos visuais, produção e adequação de materiais com audiodescrição e sua aplicação na formação à distância e na formação presencial;

Atividade 2:

Elaborar documento consolidado contendo quatro módulos de formação: a acessibilidade aos recursos visuais, a audiodescrição, a produção e a adequação de materiais didáticos pedagógicos com audiodescrição, o uso da audiodescrição na formação à distância e presencial.

III – Atividade1:

Analisar o material de formação no que tange aos requisitos pedagógicos de acessibilidade: cenários, expressões faciais e corporais, entradas e saídas de imagens, pausas na locução, movimentações em geral e demais elementos relevantes para a compreensão do conteúdo de texto;

Atividade 2:

Elaborar e propor a reorganização do material de formação de professores com adequações que atendam os requisitos de acessibilidade aos recursos visuais por meio da aplicação pedagógica da audiodescrição.

6. Produtos/Resultados esperados.

Produto I: Documento técnico contendo proposta de guia de orientação aos sistemas de ensino para aplicação pedagógica da audiodescrição nos materiais didáticos pedagógicos;

Produto II: Documento técnico contendo proposta de curso de formação, com módulos de instrução para a promoção da acessibilidade aos recursos visuais nos materiais instrucionais, por meio da audiodescrição;

Produto III: Documento técnico contendo proposta de adequação pedagógica para a acessibilidade aos recursos visuais do material da formação de professores: Documentário da Educação Especial.

7. Local de Trabalho: Brasília – DF.

8. Duração do contrato: 07 (sete) meses.

Os interessados deverão enviar o CV do dia 22/09 09/2010 até o dia 30/09 09/2010 no endereço Esplanada dos Ministérios – Bloco L – sala 600 – Edifício Sede – CEP 70047-900 -Brasília/DF , indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.

Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

Fonte: Representação da UNESCO no Brasil

Mais sobre audiodescrição
WINCLERH TREINAMENTO EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GERENCIAL LTDA - EPP, empresa que atua no setor
O Núcleo de Comunicação e Acessibilidades UFMG e a TV UFMG abrem vagas para bolsistas
Profissionais formados em Letras, Linguística ou Pedagogia têm até o dia 17 de fevereiro para


Mais sobre audiodescrição
WINCLERH TREINAMENTO EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GERENCIAL LTDA - EPP, empresa que atua no setor
O Núcleo de Comunicação e Acessibilidades UFMG e a TV UFMG abrem vagas para bolsistas
Profissionais formados em Letras, Linguística ou Pedagogia têm até o dia 17 de fevereiro para