Acessibilidade na telona

Não é de hoje que se fala em inclusão para deficientes visuais e pessoas com mobilidade reduzida. Assim como lugares e serviços das cidades devem se adaptar ao trânsito diário desses cidadãos, a oferta de lazer também deve ser pensada e estendida para eles. Mas e a acessibilidade na telona?

Afônica está sendo produzido com audiodescrição

"Afônica" é um curta metragem musical dirigido por Maurício Lídio como seu trabalho de conclusão do curso de Produção em Comunicação e Cultura na Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA. O trabalho é orientado pelo professor e cineasta Umbelino Brasil.

Letícia Schwartz em dose dupla

no início da próxima semana estarei em dois eventos, ambos bastante importantes para mim.

Na segunda-feira (1º/11), às 19 horas, no Teatro de Arena, participarei da leitura dramática de Marie, Mulher do Woyzeck. O texto é de Jorge Rein e em cena estarão também a Viviane Juguero e a Márcia Caspary, maravilhosas. Na viola, o Fernando Mattos (um show à parte), também responsável pelas composições especialmente criadas para esse evento. Ao final desse comunicado, segue o texto da divulgação oficial.

A leitura dramática – para os que não conhecem – é a leitura em voz alta do roteiro de uma peça teatral. Como o espetáculo não está sendo encenado e é apenas ouvido pela platéia, as rubricas (que também são lidas) acabam funcionando como uma audiodescrição, explicando tudo o que o autor apontou como cenário, figurinos, movimentação, etc.

Após a leitura haverá espaço para debate.

Celso Cassalho relata sua visita ao Museu da Bíblia

Ollá amigos e amigas:

Mais uma vez peço a paciência de vocês para lerem outro texto descritivo que fiz a cerca de um evento realizado, desta vez, no Museu da bíblia. Foi um evento realizado com pessoas deficientes visuais e voluntários enxergantes.

O Museu da Bíblia poderá ser visitado por qualquer pessoa de qualquer crença, para tanto basta ir no endereço de terça a domingo das 9h até às 16h 30min. O endereço do museu é bem fácil: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 Vila Porto – Barueri – São Paulo.

http://www.sbb.org.br.

Esclareço também que o autor deste texto é deficiente visual e minha intenção é simplesmente transmitir a vocês minha emoção, o que ouvi e senti neste evento!

Cegos no Cinema BR em Movimento

O fascínio pela experiência audiovisual não é exclusivo dos indivíduos que enxergam. Ele ocorre também sobre as pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual e, por isso, em parceria com o projeto Ponto de Cultura Cinema em Palavras, o Cinema BR em Movimento realizou duas sessões com o recurso da audiodescrição, nos dias 15 e 21 de outubro, em Campinas, São Paulo.

Programação completa da 5ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos

Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana.

Feira do Livro de Porto Alegre também terá audiodescrição

A Feira do Livro vai tirar crianças da escola. Calma, explica-se. Com seus vários projetos dirigidos ao educador e às crianças, a feira atingiu este ano o recorde de 3 mil escolas estaduais cadastradas através do diálogo contínuo durante o ano com 12 mil professores.