11ª Edição Cinema BR em Movimento

O Cinema BR em Movimento é um projeto de difusão e exibição de filmes de longa-metragem da mais recente produção brasileira. Realiza sessões gratuitas em comunidade, atuando simultaneamente no território nacional. Em atividade desde maio de 2000, e contando com patrocínio contínuo do Programa Petrobras Cultural, o projeto tem como objetivos aumentar o alcance geográfico e social das produções audiovisuais brasileiras ao ocupar novos espaços e, principalmente, democratizar o acesso a esses bens pelas populações excluídas das salas de cinema.

logomarca do Projeto CINEMABR

Descrição da imagem: Quadrado com fundo verde. No centro, dentro de uma circunferência, uma claquete de cinema amarela e verde escrito BR. Embaixo da circunferência uma faixa preta semelhante a um negativo de filme, escrito:CINEMA BR EM MOVIMENTO.

Em 2010, em sua 11ª edição, o projeto Cinema BR em Movimento terá em cartaz 3 longas metragens (Se eu Fosse Você 2, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, e É Proibido Fumar). Em Campinas, todas as sessões contarão com o recurso da audiodescrição.

Cinema BR em Movimento, o maior circuito de exibição não comercial da América Latina.

Programação

DataHoraLocalFilme
15/10/201008:00Ponto de Cultura Cinema em PalavrasSe Eu Fosse Você 2
21/10/201008:00Ponto de Cultura Cinema em PalavrasÉ Proibido Fumar
28/10/201008:00Ponto de Cultura Cinema em PalavrasO Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes
30/10/201019:30MIS Museu da Imagem e do Som de CampinasÉ Proibido Fumar
20/11/201014:30MIS Museu da Imagem e do Som de CampinasSe Eu Fosse Você 2

Se Eu Fosse Você 2 (Longa – Comédia – 2009 – cor)

Classificação Indicativa: 10 anos. Duração: 100min. Direção: Daniel Filho

Sinopse: Alguns anos se passam desde a primeira troca, e o casal volta a ter conflitos corriqueiros. Mas dessa vez, as briguinhas levam a algo mais sério – tão sério que o casal resolve se separar. Para piorar a situação, acabam de descobrir que a filha, Bia, agora com 18 anos, vai se casar – e que vão ser avós… Porém, mais uma vez, o destino intervém na vida do casal antes que seja tarde demais. Quando vão formalizar sua separação, trocam novamente de corpos. Já acostumados com o fenômeno, resolvem sumir durante quatro dias – o tempo que levou para destrocarem na primeira vez. Mas dessa vez, chega o quarto dia e nada acontece

É Proibido Fumar (Longa – Drama – 2009 – cor)

Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 126min. Direção: Anna Muyaert

Sinopse: Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.

O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes (Longa – Animação – 2009 – cor)

Classificação Indicativa: Livre. Duração: 86min. Direção: Walbercy Ribas

Sinopse: "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes" é uma nova história do inspirado grilo azul que já havia encantado as famílias no primeiro filme. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD.

Ponto de Cultura Cinema em Palavras / Centro Cultural Braille de campinas

Avenida Antonio Carlos Salles Junior 600, Jd. Proença. Campinas, SP

logomarca Ponto de Cultura Cinema em Palavras

Descrição da imagem: Logomarca do Ponto de Cultura. Num fundo branco, um desenho estilizado de um homem amarelo com braços abertos. Debaixo dele está escrito: Ponto de cultura

O Ponto de Cultura Cinema em Palavras é coordenado pela professora de História do Cinema e audiodescritora, Bell Machado. É um projeto de inclusão digital, cultural e social de pessoas com deficiência visual e tem como objetivo promover eventos de exibição de filmes com o recurso da audiodescrição visando a acessibilidade dessas pessoas aos bens culturais. O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura em 2004 e sua sede fica no Centro Cultural Braille de Campinas.

Bell Machado é agente cultural do Cine Br em Movimento, projeto parceiro, desde 2005, dos Pontos de Cultura.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que visa ajudar a pessoa com qualquer tipo ou grau de deficiência visual a ampliar seu entendimento da narrativa e melhor elaborar suas idéias ao assistir eventos, sejam culturais como espetáculos de teatro, dança, musicais, óperas, desfiles, exposições de arte, mostras de fotografia; turísticos, como passeios em cidades ou no campo, museus e zoológicos; esportivos, como jogos, competições; acadêmicos, como palestras, seminários, congressos, aulas; e sócio-culturais como, feiras culturais e de ciências. Ela também é fundamental para a acessibilidade aos produtos audiovisuais disponíveis na mídia da internet.

Por meio da audiodescrição, as pessoas com deficiência visual poderão, além de estimular seus sentidos e fazer com que seu conhecimento atinja outras esferas, freqüentar, com liberdade e independência, os espaços com eventos audiovisuais e participar de modo igualitário das atividades culturais disponíveis em nossa sociedade, mas que infelizmente, até os dias de hoje são restritas àqueles que enxergam.

MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas

Rua Regente Feijó 859. Centro – Campinas, SP

O Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas. Está ligado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas.

Abrangendo setores de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos, Educação Patrimonial, acompanha a tendência geral do papel que os museus ocupam atualmente na sociedade, atuando como microcosmo social e possibilitando conhecimento à sociedade através da valorização de múltiplas atividades.

Desde 1999 Bell Machado ministra o Curso de História do Cinema no Museu e em parceria com o Ponto de Cultura Cinema em Palavras, exibe filmes do Cine Br com audiodescrição.

foto da sede do MIS

Descrição da imagem: fotografia da sede do MIS: Casarão antigo de esquina, revestido de azulejos portugueses de cor azul e branca, antiga moradia de um Barão do Café.

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo