Cegos no Cinema BR em Movimento

O fascínio pela experiência audiovisual não é exclusivo dos indivíduos que enxergam. Ele ocorre também sobre as pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual e, por isso, em parceria com o projeto Ponto de Cultura Cinema em Palavras, o Cinema BR em Movimento realizou duas sessões com o recurso da audiodescrição, nos dias 15 e 21 de outubro, em Campinas, São Paulo.

cinema br em movimento: foto de Bell Machado

PraCegoVer: Bell da cintura para cima com camisa vermelha, cabelo castanho ondulado, na altura do ombro. Sorri e, com uma das mãos, segura uma claquete com as informações do filme. Com a outra, mostra o crachá de produção da Mostra, escrito Cine Br em Movimento. Atrás de Bell, 2 cartazes. Um do filme "É proibido fumar" e outro do Centro Cultural Braille de Campinas, escrito "fundado em 1969" e "cegos e deficientes visuais".

As sessões receberam os deficientes visuais dignamente com os filmes "Se Eu Fosse Você 2" e "É Proibido Fumar", respectivamente. E, para encerrar o mês, na próxima quinta-feira, dia 28, será exibido o "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes", às 8h.

O projeto Ponto de Cultura Cinema em Palavras, do Centro Cultural Braille de Campinas, coordenado por Bell Machado, buscou o Cinema BR em Movimento que logo de início apoiou a causa. "É muito bom poder contar com uma parceria que também se preocupa com aqueles que, muitas vezes, estão à margem da sociedade", diz Bell se referindo às sessões.

Muitos nunca ouviram falar sobre a audiodescrição (AD), um meio de acessibilidade que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em produtos disponíveis na indústria audiovisual. O recurso é realizado por um audiodescritor – profissional capacitado para exercer a função – o qual permite que as pessoas com qualquer tipo de deficiência visual entendam as cenas por meio de uma narração descritiva ao longo do filme. Ou seja, o entendimento se torna possível e, assim, uma melhor elaboração das ideias do que se passa na tela.

Para Marco Antonio de Queiroz, cego e autor do site Bengala Legal, a audiodescrição é essencial no processo de democratização audiovisual, porque o recurso facilita, e muito, o acesso dos deficientes visuais às salas de cinema. "Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais mil palavras", afirma Marco Antonio.

Com os profissionais da "audiodescrição", as pessoas com deficiência visual poderão, além de estimular seus sentidos e fazer com que seu conhecimento atinja outras esferas, frequentar as salas de cinema com liberdade e independência. De modo igualitário, no futuro, quem sabe não teremos todas as atividades culturais disponíveis a todos na sociedade.

O Cinema BR em Movimento, o maior circuito não comercial da América Latina, está na estrada há 11 anos. O projeto tem o patrocínio do Sistema Petrobras e pretende realizar mais de seiscentas sessões, em 2010.

Por Rodrigo Marinho – ASCOM – Cinema BR em Movimento

Se Eu Fosse Você 2

(Longa, Comédia, 2009, cor)
Classificação Indicativa: 10 anos
Duração: 100min.
Direção: Daniel Filho
Sinopse: alguns anos se passam desde a primeira troca, e o casal volta a ter conflitos corriqueiros. Mas dessa vez, as briguinhas levam a algo mais sério – tão sério que o casal resolve se separar. Para piorar a situação, acabam de descobrir que a filha, Bia, agora com 18 anos, vai se casar – e que vão ser avós… Porém, mais uma vez, o destino intervém na vida do casal antes que seja tarde demais. Quando vão formalizar sua separação, trocam novamente de corpos. Já acostumados com o fenômeno, resolvem sumir durante quatro dias – o tempo que levou para destrocarem na primeira vez. Mas dessa vez, chega o quarto dia e nada acontece.

O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes

(Longa, Animação, 2009, cor)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 86min.
Direção: Walbercy Ribas
Sinopse: "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes" é uma nova história do inspirado grilo azul que já havia encantado as famílias no primeiro filme. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD.

É Proibido Fumar
Drama, 2009, cor)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 126min.
Direção: Anna Muyaert
Sinopse: Baby (Glória Pires) é uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento dela.

Fonte: Cinema BR Em Movimento

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo