Dia da Animação em Presidente Venceslau

Venceslau promove mostra de animação

Como parte da programação do Dia Internacional da Animação, a Prefeitura de Presidente Venceslau, através do Setor de Cultura da Divisão de Educação e Cultura (DEC) começou quarta-feira a apresentar as curtas metragens que integram o pacote de vídeos do evento deste ano.

A mostra será apresentada diariamente na sala de cinema Super Cine até o dia 28 de outubro. Na quarta-feira, um público bastante especial teve contato com o mundo da animação. Crianças portadoras de deficiência visual e auditiva conferiram os vídeos exclusivos da mostra, os quais são dotados de audiodescrição para deficientes visuais e legenda em português, para os deficientes auditivos.

Na manhã desta quinta-feira, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Joaquim Rodrigues Batata, se divertiram com as curtas-metragens feitas para o público infantil. As exibições para os alunos da rede pública municipal de ensino e projetos sociais e educacionais vão até o dia 27, com sessões às 8h e 14h.

No dia 28, data em que se comemora o Dia Internacional da Animação, Presidente Venceslau entrará em conexão direta com outras 400 cidades brasileiras e 30 países, como França, Estados Unidos, Canadá, Camarões e Coréia do Sul para exibição da Mostra Nacional e Internacional de Animação.

A Mostra Nacional contará com a exibição de curtas metragens como Tromba Trem – O estrangeiro, de Zé Brandão; Como comer um elefante, de Jansen Raveira; Eu queria ser um monstro, de Marão (RJ); Doce Ballet, de Lina Fridman e Maira Fridman; Quando as cores somem, de Luciano Lagares (SP), e outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para Pássaros, de Filipe Abranches (Portugal); Kensho, de Daniel Kang (EUA); Zsa Zsa Zsu, de Tromarama (Indonésia) e Hide & Seek, de Sherif Abbas (Egito).

No dia 28 faremos a exibição das animações para convidados e interessados na área de curtas de animação e cinema em geral. Será no Super Cine, a partir das 19h30, informa Elizabeth Oberlaender, chefe do Setor de Cultura da DEC.

Queremos proporcionar à comunidade a exibição de filmes de animação com o objetivo de despertar ou aprofundar o interesse por esta área da sétima arte. O evento gera a integração cultural com todas as regiões do país e do mundo, bem como facilita a inclusão e o acesso da população à cultura, explica Elizabeth.

Para a próxima semana é aguardada a presença de Nelson Ferreira, projetista de cinema e grande conhecedor da área na cidade de Presidente Prudente. Ferreira fará uma palestra sobre cinema no Super Cine.

Todos os eventos envoltos às mostras de animação serão abertos à população e com entrada franca.

D.I.A. – O Dia Internacional da Animação é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28/10, como referência histórica da animação mundial, data em que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Para 2010, foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. (Com Assessoria de Imprensa)

Fonte: Notícias JusBrasil

Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua


Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua