Novo sistema da Sony vai facilitar a produção de legendas e audiodescrição

Sony Professional Sony Vegas Pro 10 estará disponível dia 11 de Outubro Na conferência da Sony que decorreu no IBC 2010 em Amesterdão. Foi anunciado que a mais recente actualização da aplicação de edição não-linear de vídeo HD e áudio, Sony Vegas Pro 10, será lançada no dia 11 de Outubro.

Este poderoso pacote de software para PC/Windows já era um dos poucos sistemas de edição completos video e áudio a integrar uma completa gama de ferramentas de autoria, nomeadamente para suporte Blu-ray.

Nesta nova edição, o Sony Vegas Pro 10 acrescenta novidades como o suporte de tecnologias para legendagem e audiodescrição, além de edição de material estereoscópico 3-D, entre muitas novidades, tal como o suporte dos mais recentes codecs usados pelas novas câmaras digitais.

As novas funções na versão de 32 e 64-bit do Vegas Pro 10 incluem ferramentas de edição de vídeo estereoscópico 3-D, optimização de legendagem para closed captioning, maior suporte de efeitos de vídeo e novos níveis de efeitos de áudio em tempo real, bem como melhorias ao nível do fluxo de trabalho e da interface do utilizador.

No que diz respeito às suas características, o Vegas Pro 10 simplifica a criação de projectos 3-D ao permitir aos utilizadores importar, ajustar, editar, pré-visualizar e exportar conteúdos estereoscópicos sem ter de recorrer a ferramentas ou plug-ins adicionais.

Enquanto totalmente compatível com a mais recente tecnologia 3-D, a opção estereoscópica anaglífica é também suportada de forma a tornar possível a pré-visualização de conteúdos em 3-D em qualquer monitor.

O Vegas Pro 10 permite a pré-visualização de legendas nas janelas Preview e Trimmer para uma maior eficiência e facilidade de edição, executar as funções de importação ou exportação de legendas e close captioning e fazer a captação ou reprodução para HD-SDI a partir de interfaces e placas da AJA ou Blackmagic Design, com suporte de sinais vídeo 3-D compatíveis ao nível de frame, em formato side-by-side, top/bottom ou line-alternate. É também possível fazer a monitorização e saída dos conteúdos 3-D que estão a ser digitalizados através destas placas em modo anaglífico.

A actualização da funcionalidade de edição multicâmara oferece uma experiência de pré-visualização e edição melhorada ao permitir visualizar os clips originais de múltiplas câmaras e os clips já editados a partir do programa de edição em simultâneo. As optimizações a nível de desempenho tornam a edição de vídeo das câmaras DSLR ainda mais rápida e mais fácil. Já o agrupamento de pistas oferece uma forma rápida e fácil de organizar e gerir projectos complexos ao agrupar secções de vídeo e áudio relacionadas, para se obter um ambiente de trabalho mais limpo.

As modificações da interface de utilizador (UI) oferecem um acesso mais eficiente a ferramentas de edição importantes, proporcionando um workflow mais intuitivo e optimizando a produtividade em geral.

Ao nível da estabilização de imagem, as novas funcionalidades ajudam a reduzir efeitos de movimentos bruscos de captações feitas sem equipamento estabilizador ou tripé, particularmente severos em captações vídeo HD feitas com câmaras DSLR.

O Vegas Pro 10 oferece pela primeira vez uma arquitectura plug-in de efeitos de vídeo baseada no standard da Open Effects Association. Este standard, referenciado pela Sony como acessível, foi criado a partir da experiência combinada de empresas especialistas na área dos efeitos visuais. A nova arquitectura é acedida através de um kit de desenvolvimento de software (SDK) que é mais poderoso e reduz a densidade de trabalho dos programadores ao automatizar as interfaces. Com base neste SDK, os utilizadores do Vegas Pro poderão expandir consideravelmente os efeitos visuais disponíveis nos seus sistemas.

Os utilizadores com placas de vídeo nVidia compatíveis com a arquitectura CUDA podem agora codificar para o formato AVC da Sony com um desempenho e velocidade de conversão optimizados.

A Sony continua a expandir o suporte de dispositivos em cada nova versão incluindo os adaptadores HD-SDI e as câmaras NXCAM da Sony, bem como a expandir o suporte para unidades de gravação ópticas para DVD e Blu-ray.

A função de Audio Event FX permite um controlo mais preciso dos efeitos de áudio, com o bus level, o track level e agora com o event level para uma maior flexibilidade ao trabalhar com projectos com múltiplas pistas.

Os novos barramentos de entrada permitem gravar, misturar e monitorizar áudio a partir de dispositivos de hardware externos. O modo de digitalização e mistura do áudio através da mesa de mistura virtual do Vegas Pro torna-se ainda mais eficiente com a adição de medidores VU.

Por último, os Track Meters garantem um feedback directo e um workflow de edição mais rápido em todo o processo de gravação, edição e produção.

Fonte: Produção Profissional

Mais sobre audiodescrição
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade, um instrumento poderoso de inclusão social, cultural e
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente


Mais sobre audiodescrição
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade, um instrumento poderoso de inclusão social, cultural e
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente