TV digital e acessibilidade na Espanha

No blog "TV-DIGITAL", Sergio Denecoli publicou um artigo muito interessante sobre a implantação da TV digital na Espanha:

É exemplar e merece elogios o processo que levou à implementação definitiva da TDT em Espanha. Depois dos erros do passado, que obrigaram o País a ter que reinventar a oferta da TV digital terrestre, os espanhóis mostraram respeito pela população e hoje a "La TDT" é um sucesso.

Também merece elogios o trabalho feito pelo "Impulsa TDT", que apurou, investigou e publicou informações sobre a TV digital terrestre, produzindo relatórios e análises que já fazem parte da história da televisão espanhola.

Após o apagão analógico em Espanha, ocorrido no dia 3 de Abril deste ano, o Impulsa TDT elaborou um informe final, que é um dos mais importantes documentos que detalham a implementação da TV digital terrestre no País.

O documento (em PDF), com 357 páginas, está disponível para download. Para baixá-lo, clique aqui.

Também é interessante conhecer as iniciativas realizadas na Espanha no sentido de promover a acessibilidade das pessoas com deficiência aos programas de televisão. Conheça um pouco dessa história:

Na Espanha, as primeiras experiências de audiodescrição foram realizadas pela TV3 (Televisión Autonómica Catalana) e pelo Canal Sur (Televisión Autonómica Andaluza), de acordo com informação de Javier Navarette que realizou estudo sobre audiodescrição na Espanha. O sistema de audiodescrição nesse país é conhecido como Audesc e mantido pela ONCE (Organización Nacional de Ciegos de Espanha).

A história da audiodescrição na Espanha começou em 1995 com o auxílio de uma emissora de rádio, já que não existia uma grande base de aparelhos estéreos. A mesma solução foi adotada pela RTP em 2003 no que foi a primeira experiência do gênero em Portugal.

Com a aprovação da Lei nº 51, de 02 de dezembro de 2003, de Igualdad, No Discriminación y Accesibilidad de las Personas con Discapacidad ficou estabelecido o prazo de quatro a dez anos para que o acesso às tecnologias de comunicação fosse devidamente adaptado às necessidades das pessoas com deficiências.

No blog "Audiodescrição Em Video", o prof Elton Vergara Nunes disponibiliza diversos vídeos com audiodescrição produzidos na Espanha.

Mais informações sobre a acessibilidade na televisão digital da Espanha:

* Sergio Denicoli é graduado em Jornalismo e em Publicidade, Mestre em Informação e Jornalismo e doutorando em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho. Fez também um MBA em marketing. Investiga a implementação da TV digital terrestre em Portugal, sob orientação da Dra. Helena Sousa. Durante 10 anos foi jornalista da Rede Globo, onde atuou na Rádio CBN.

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da