TV digital e acessibilidade na Espanha

No blog "TV-DIGITAL", Sergio Denecoli publicou um artigo muito interessante sobre a implantação da TV digital na Espanha:

É exemplar e merece elogios o processo que levou à implementação definitiva da TDT em Espanha. Depois dos erros do passado, que obrigaram o País a ter que reinventar a oferta da TV digital terrestre, os espanhóis mostraram respeito pela população e hoje a "La TDT" é um sucesso.

Também merece elogios o trabalho feito pelo "Impulsa TDT", que apurou, investigou e publicou informações sobre a TV digital terrestre, produzindo relatórios e análises que já fazem parte da história da televisão espanhola.

Após o apagão analógico em Espanha, ocorrido no dia 3 de Abril deste ano, o Impulsa TDT elaborou um informe final, que é um dos mais importantes documentos que detalham a implementação da TV digital terrestre no País.

O documento (em PDF), com 357 páginas, está disponível para download. Para baixá-lo, clique aqui.

Também é interessante conhecer as iniciativas realizadas na Espanha no sentido de promover a acessibilidade das pessoas com deficiência aos programas de televisão. Conheça um pouco dessa história:

Na Espanha, as primeiras experiências de audiodescrição foram realizadas pela TV3 (Televisión Autonómica Catalana) e pelo Canal Sur (Televisión Autonómica Andaluza), de acordo com informação de Javier Navarette que realizou estudo sobre audiodescrição na Espanha. O sistema de audiodescrição nesse país é conhecido como Audesc e mantido pela ONCE (Organización Nacional de Ciegos de Espanha).

A história da audiodescrição na Espanha começou em 1995 com o auxílio de uma emissora de rádio, já que não existia uma grande base de aparelhos estéreos. A mesma solução foi adotada pela RTP em 2003 no que foi a primeira experiência do gênero em Portugal.

Com a aprovação da Lei nº 51, de 02 de dezembro de 2003, de Igualdad, No Discriminación y Accesibilidad de las Personas con Discapacidad ficou estabelecido o prazo de quatro a dez anos para que o acesso às tecnologias de comunicação fosse devidamente adaptado às necessidades das pessoas com deficiências.

No blog "Audiodescrição Em Video", o prof Elton Vergara Nunes disponibiliza diversos vídeos com audiodescrição produzidos na Espanha.

Mais informações sobre a acessibilidade na televisão digital da Espanha:

* Sergio Denicoli é graduado em Jornalismo e em Publicidade, Mestre em Informação e Jornalismo e doutorando em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho. Fez também um MBA em marketing. Investiga a implementação da TV digital terrestre em Portugal, sob orientação da Dra. Helena Sousa. Durante 10 anos foi jornalista da Rede Globo, onde atuou na Rádio CBN.



Mais sobre audiodescrição