Palavra-Arte para honrar a África: esta semana no Projeto Ancestralidade no Universo

Palavra-Arte: Elemento de Ancestralidade – Honrar a ancestralidade também por meio da palavra. Este é o objetivo da performance "Palavra-Arte" a ser apresentada no dia 16 de novembro, a partir das 19h, pela comunicóloga, neurolinguista, coach e emotóloga Suhely dos Duarte, como parte da programação do evento cultural "Ancestralidade no Universo: a força da origem" que acontece de 9 a 25 de novembro de 2010, na Galeria de Arte Universo, Rua Marechal Deodoro, 263, Centro, Niterói. A entrada é franca e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Mulher negra olhando para cima

Lançando mão da palavra como obra de arte, Suhely reuniu quatro histórias que juntas criam um fio condutor remetendo à origem do homem moderno, a partir da perspectiva do evento: a ancestralidade. "Desde a invenção da palavra, o homem moderno honra seus mitos em cultos de fé e adoração por meio de orações e cânticos; em seus ritos e rituais, fundamenta sua origem na oralidade", reflete a comunicóloga. "Seja falada ou cantada, a palavra é o elemento que utilizamos para representar aquilo que observamos. Juntando letrinhas, cada palavra ganha uma semântica e passa a codificar, denominar, contribuindo para a formação dos conceitos que cada um de nós, subjetivamente, irá criar acerca de um objeto. Mas é como elemento de integração que a palavra desponta como importante papel para a sustentação das sociedades, dando conta do coletivo, do grupo. Por isso a importância de contar histórias", complementa Suhely. "E quando pensamos em honrar a ancestralidade neste projeto, além da representação por meio dos desenhos, pinturas, fotografias e esculturas, também decidimos honrar a palavra".

Não por acaso, todas as obras de arte expostas estão também audiodescritas, ou seja, as imagens também podem ser ouvidas por quem não pode ver. Graças à palavra (confira a programação de audiodescrição).

Muitas foram as fontes de inspiração para elaborar esta performance e Suhely destaca o recente documentário "A Origem do Homem" (título original: The Real Eve), produzido pelo Discovery Channel. Pesquisas genéticas fundamentadas no DNA mitocondrial apontam para a África como berço primordial deste que hoje chamamos "homem moderno". Segundo a obra, há 150 mil anos, a Terra vivia uma Era Glacial e havia pouquíssimos de nós (cerca de 10.000 no total), reunidos em pequenos grupos isolados naquele Continente. Rastreando geneticamente o DNA mitocondrial, cientistas descobriram a Eva Africana que deu origem a todos nós. Interessante ressaltar que esta linha genética ancestral só é transmitida pelas mulheres, de mãe para filha, e hoje, em qualquer parte do mundo, brancos, índios, negros ou orientais carregam este mesmo DNA que sobrevive há mais de 150 mil anos. Além de transmitir essa herança genética, também na transmissão da cultura, as mulheres tem papel significativo: seja embalando seus filhos, seja preparando alimentos, vêm transmitindo a força ancestral entre as famílias, geração após geração, contando e cantando histórias. Assim, elaboramos esta performance de "Palavra-Arte: para honrar a força do feminino e da palavra".

"Convidamos todos a participar conosco deste momento no próximo dia 16 de novembro", convida Suhely.

Fonte: Verônica Mattoso – Inteligência em Eventos

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por