Próximas exibições no CCBB: Budapest em SP, Salve Geral no RJ

A Mostra de Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta 01 filme por mês em fim de semana, segundo a programação a seguir. A novidade este ano é que o CCBB disponibilizou um ônibus para buscar os espectadores em suas instituições de origem, por meio do agendamento prévio através dos telefones 11. 3031-4681 ou 11. 8718-7997 (ou por resposta a esta mensagem). Tratar com Luciana.

Os grupos devem ter no mínimo 10 pessoas e os agendamentos devem ser feitos com antecedência de até 05 dias antes da sessão.

Para o dia 04/12, receberemos confirmação até sexta-feira, dia 26/11.

Lembrando que, após as sessões de sábado, há sempre uma conversa (tradução simultânea em libras) com o ator, ou diretor do filme, com sorteio de brindes no final.

Quero convidar a todos vocês para participarem da Mostra e me ajudarem na divulgação do evento, bem como no agendamento de grupos de interessados, para que eu possa solicitar um ônibus junto ao CCBB.

Coloco-me à disposição para maiores informações através do e-mail lucimit@ig.com.br, ou dos telefones acima citados.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112, Sé. (Metrô Sé e São Bento).

Um abraço,

Luciana.

DEZEMBRO 2010 (SP: 04 e 05/12) e (RJ: 11 e 12/12)

Budapeste
Direção: Walter Carvalho
Atores: Leonardo Medeiros, Giovanna Antonelli, Gabriella Hámori e Paola Oliveira.
Duração: 113 min
Ano: 2009
Gênero: Drama
Estúdio: Nexus Cinema Tel. (55 11) 3088-1594/ Eurofilm
Distribuidora: Imagem Filmes
Classificação: 16 anos
Sinopse: José Costa (Leonardo Medeiros) é um bem sucedido “ghost writer”. Ao retornar do Congresso de Escritores Anônimos, em Istambul, uma ameaça de bomba faz com que seu vôo aterrisse em Budapeste, na Hungria. Logo ao chegar, se apaixona pelo idioma local. De volta ao Rio, ele reencontra Vanda (Giovanna Antonelli), sua esposa, e o filho. Entretanto, sua vida torna-se cada vez mais infeliz, o que faz com que comece a murmurar em húngaro enquanto dorme. Para salvar o casamento, Costa passa a escrever autobiografias, numa tentativa de que a vida de outras pessoas o salve do tédio que sente. Seu maior sucesso comercial é "O Ginógrafo", que conta as aventuras amorosas de um alemão, Kaspar Krabbe (Antonie Kamerling), no Brasil. Só que Vanda se apaixona por Krabbe, acreditando ser ele o autor do livro, o que faz com que Costa sinta-se traído e ressentido com o trabalho que exerce.

JANEIRO 2011 (SP: 08 e 09/01) e (RJ: 15 e 16/01)

Chico Xavier – O Filme
Direção: Daniel Filho
Atores: Ângelo Antônio, Nélson Xavier, Tony Ramos, Christiane Torloni
Duração: 125 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio: Lereby Produções
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Downtown Filmes
Classificação: Livre
Sinopse: Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes), que o acusa de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido.

FEVEREIRO 2011 (SP: 05 e 06/02) e (RJ: 12 e 13/02)

O Bem Amado
Direção: Guel Arraes
Atores: Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, José Wilker, Caio Blat, Andréa Beltrão
Duração: 107 min
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Estúdio: Natasha Filmes / Globo Filmes / Miravista
Distribuidora: Buena Vista Internacional
Classificação: Livre
Sinopse: Após o assassinato do prefeito de Sucupira por Zeca Diabo (José Wilker), uma disputa política entre Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) e Vladimir (Tonico Pereira) pelo cargo na prefeitura se inicia. Odorico vence a eleição e toma posse como prefeito, recebendo sempre o apoio das irmãs Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes). Uma de suas promessas é construir o primeiro cemitério da cidade, para evitar a emigração dos habitantes após morrerem. Só que, após a obra ser concluída, há um problema: ninguém em Sucupira morre, o que impede que o cemitério enfim seja inaugurado. Sofrendo pressão devido a acusações de superfaturamento, Odorico precisa encontrar um meio para que o grande feito de seu mandato não se torne uma grande piada.

MARÇO 2011 (SP: 19 e 20/03) e (RJ: 26 e 27/03)

Proibido Proibir
Direção: Jorge Durán
tores: Caio Blat, Maria Flor, Alexandre Rodrigues e Edyr Duqui
Duração: 100 min
Ano: 2007
Gênero: Drama
Estúdio: El Desierto Filmes Ltda. / Ceneca Produciones / A&A Produções
Distribuidora: Riofilme
Classificação: 16 anos
Sinopse: Paulo (Caio Blat) é um estudante de medicina que divide uma quitinete com Leon (Alexandre Rodrigues), seu melhor amigo e estudante de sociologia. Leon namora Letícia (Maria Flor), mas ela e Paulo se apaixonam. O trio tenta ajudar Rosalina (Edyr Duqui), uma paciente terminal que está no Hospital Universitário, a rever os filhos, que não a visitam há bastante tempo. Ao tentar salvar Cacauzinho (Adriano de Jesus), um dos filhos de Rosalina, Leon é ferido em um tiroteio. Letícia consegue resgatá-lo, mas para que Leon sobreviva, Paulo terá que operá-lo em sua própria casa.

ABRIL 2011 (SP: 02 e 03/04) e (RJ: 09 e 10/04)

Sonhos Roubados
Direção: Sandra Werneck
Atores: Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo e Daniel Dantas.
Duração: 85 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Distribuidora: Europa Filmes
Classificação: 16 anos
Sinopse: Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, no intuito de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Entretanto, mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor.

MAIO 2011 (SP: 07 e 08/05) e (RJ: 14 e 15/05)

Não Se Pode Viver Sem Amor
Direção: Jorge Durán
Atores: Cauã Reymond, Ângelo Antônio, Victor Navega Motta, Simone Spolador e Fabíula Nascimento
Duração: 102 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio:El Desierto Filmes Ltda.
Distribuidora: Pandora Filmes
Classificação: 16 anos
Sinopse: 23 de dezembro. Gabriel, de 10 anos, e Roseli, de 30, chegam ao Rio de Janeiro para encontrar o pai do menino que os abandonou. Sem conhecer a cidade, eles perambulam pelas ruas sem ter ideia para onde ir. Assim, encontram João, um jovem advogado desempregado que busca desesperadamente um meio de melhorar de vida; Pedro, um pesquisador universitário que precisa se decidir entre a mulher e a profissão; e Gilda, uma dançarina de boate que deseja ir embora mas está presa ao passado. Todos vivem situações limite em suas vidas, que se tornam ainda mais fortes devido à proximidade do Natal. Só que, a partir destes encontros inesperados, surge uma nova esperança.

JUNHO 2011 (SP: 04 e 05/06) e (RJ: 11 e 12/06)

É Proibido Fumar
Direção: Anna Muylaert
Atores: Glória Pires, Paulo Miklos, Alessandra Colasanti e Marisa Orth.
Duração: 86 min
Ano: 2009
Gênero: Drama
Estúdio: África Filmes Ltda. / Dezenove Som e Imagens
Distribuidora: PlayArte
Classificação: 12 anos
Sinopse: Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo, ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.

JULHO 2011 (SP: 02 e 03/07) e (RJ: 09 e 10/07)

Besouro
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Atores: Aílton Carmo, Jéssica Barbosa, Anderson Santos de Jesus, Flávio Rocha e Irandhir Santos.
Duração: 95 min
Ano: 2009
Gênero: Ação
Estúdio: Miravista / Globo Filmes / Teleimage / Mixer
Distribuidora: Buena Vista Internacional
Classificação: 16 anos
Sinopse: Bahia, década de 20. No interior, os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que, quando criança, foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. À escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveriam voar. Ao crescer, Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

AGOSTO 2011 (SP: 06 e 07/08) e (RJ: 13 e 14/08)

Quincas Berro DÁgua
Direção: Sérgio Machado
Atores: Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes e Flávio Bauraqui.
Duração: 102 min
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Estúdio: VideoFilmes / Buena Vista / Globo Filmes
Distribuidora: Buena Vista Internacional
Classificação: 12 anos
Sinopse: Salvador. Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia, ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro DÁgua, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.

SETEMBRO 2011 (SP: 03 e 04/09) e (RJ: 10 e 11/09)

5X Favela – Agora por Nós Mesmos
Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro.
Atores: Juan Paiva, Pablo Vinícius, Ruy Guerra, Flávio Bauraqui e Renata Tavares.
Duração: 103 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio: Luz Mágica Produções / Globo Filmes / Videofilmes / Quanta / TeleImage
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / RioFilme
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme "Cinco Vezes Favela". Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges eram aqueles jovens que tornaram o filme um marco do cinema moderno brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Passadas quatro décadas, "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos" reúne dessa vez jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

OUTUBRO 2011 (SP: 01 e 02/10) e (RJ: 08 e 09/10)

O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes
Direção: Rafael Ribas, Walbercy Ribas.
Atores: Vagner Fagundes, Marcelo Leal, Júlia Duarte, Bel Garcia e Jonas Melo
Duração: 82 min
Ano: 2009
Gênero: Animação
Estúdio: Start Anima
Distribuidora: Fox Film do Brasil
Classificação: Livre
Sinopse: O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém, a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

NOVEMBRO 2011 (SP: 05 e 06/11) e (RJ: 12 e 13/11)

Nosso Lar
Direção: Wagner de Assis
Atores: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Othon Bastos, Paulo Goulart,.
Duração: 102 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio: Cinética Filmes / MIgdal Filmes / Globo Filmes
Distribuidora: Fox Filmes do Brasil
Classificação: 14 anos
Sinopse: Ao abrir os olhos, André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor, ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.

DEZEMBRO 2011 (SP: 03 e 04/12) e (RJ: 10 e 11/12)

Bróder!
Direção: Jefferson De
Atores: Caio Blat, Jonathan Haagensen, Sílvio Guindane, Cássia Kiss e Aílton Graça.
Duração: 92 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio: Glaz Entretenimento Ltda.
Classificação: 14 anos
Sinopse: Macu (Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) são amigos desde a infância e seguiram caminhos distintos ao crescer. Jaiminho tornou-se jogador de futebol, alcançando a fama. Pibe trabalha como corretor de seguros, enquanto que Macu entrou para o mundo do crime. Uma festa surpresa faz com que o trio se reencontre, só que eventos mal resolvidos do passado geram uma tensão que pode levar à morte.

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo