Agradecimentos e nossos desejos de Boas Festas!

Caros leitores, Quem inventou o apelido de """rede""" para a Internet não poderia ter sido mais feliz. Essa rede que aproxima pessoas geograficamente distantes, que aproxima pessoas das mesmas tribos e até de tribos diferentes. As vezes, fico pensando em que situação estariam as pessoas com deficiência se ainda não tivéssemos essa bendita rede: cegos ainda totalmente alijados da informação e do conhecimento pela extrema excassez de materiais em braile, cadeirantes ainda reclamando ao leo das inacessibilidades arquitetônicas, quantos ainda não saberiam o que é LIBRAS, deficientes intelectuais ainda isolados e marginalizados em escolas especiais sem qualquer outro contato além dos amigos da escola e da família.

Antes de criar o Blog da Audiodescrição, ouvia mas não tinha noção do tamanho e do poder de aglutinação dessa rede. Quantas pessoas conheci, quantas pessoas me conheceram, quanta informação trocamos, quanta gente que nunca tinha ouvido falar em audiodescrição e agora já ensaia descrições de imagens em seus sites e blogs, quantas pessoas não faziam a menor idéia das dificuldades que as pessoas com deficiência encontram em seu dia-a-dia e hoje reconhecem que a maior parte dessas dificuldades se devem muito mais ao esquecimento e a invisibilidade a que estávamos submetidos.

Final de ano é época propícia para refletirmos sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer, o que ainda temos por fazer. Foram quinze meses ininterruptos a procura de informações sobre os mais diversos tipos de eventos com audiodescrição, artigos acadêmicos, depoimentos, todo tipo de notícia para cumprir nosso objetivo de mantê-los sempre bem informados sobre nossa causa que é buscar apoios para consolidarmos a implementação da audiodescrição no Brasil. Agradeço muito todos os comentários no blog, todos os e-mails recebidos, todos os conselhos e até alguns puxões de orelhas sempre muito bem recebidos. São estas manifestações que nos dão força para continuarmos lutando. Gostaria muito de poder abraçar cada um de vocês que nos acompanham diariamente, que vibram conosco a cada nova conquista, a cada novo avanço da audiodescrição, e que também nos colocam prá cima quando bate aquele cansaço, aquele desânimo, aquele sentimento de que estamos lutando contra grupos muito poderosos. Obrigado a todos vocês que nos fizeram ver que essa rede é muito maior e muito mais forte que todos aqueles poderosos! Desejo a todos um natal de muita paz e harmonia, um 2011 de muita saúde e realizações. Estarei em férias no trabalho a partir da próxima semana. Pretendo descansar, recarregar as baterias, curtir a família que tem sentido um pouco minha ausência. Por isso o blog passará um tempinho sendo atualizado com menor frequência, mas prometo voltar a carga no final de janeiro com força total! FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO! Paulo Romeu

Mais sobre audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série
A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) é uma entidade de defesa de direitos


Mais sobre audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série
A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) é uma entidade de defesa de direitos