Além da Luz é exibido em Pequim

O filme Além da Luz do cineasta Ivy Goulart, está sendo exibido em vários festivais de cinema no Brasil e no exterior como: (34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (São Paulo, outubro de 2010); México International Film Festival 2010 (Rosarito, México, maio de 2010); 11o Havana Film Festival New York – Seleção Oficial (Nova York, abril de 2010); 9o Picture This…International Disability Film Festival (Calgary, Canadá, fevereiro de 2010. Ganhou o prêmio Palma de Ouro – Mexico International Film Festival 2010 (Rosarito, México, maio de 2010). No último sábado o filme abriu o festival de cinema de Pequim o BRAPEQ.

Além da Luz entre o ocidente e o oriente - Filme de Ivy Goulart

O cineasta e Ivy Goulart e o produtor Marcelo Nigri, estiveram em Pequim a convite do festival para fazer um debate sobre Além da Luz com o público chinês. Devido ao sistema político na China, a censura do governo sobre filmes estrangeiros é muito rígida.

Apenas 20 filmes estrangeiros conseguem ser exibidos no circuito comercial chinês por ano, e a disputa no país emergente é enorme pelas grandes companhias de cinema do mundo. Alguns festivais conseguem a liberação especial para realizar exibições de filmes artísticos e documentários do ocidente. O Instituto Cervantes da Espanha que tem esse tipo de liberação realizou o Festival BRAPEQ, (Primeiro Festival de Cinema Brasileiro em Pequim).

"Na China as pessoas estão com sede de tudo que é o ocidente".

Além da Luz e O Contador de Histórias (2009), do diretor Luiz Villaça, foram os dois mais votados pelo público do festival. Os filmes levaram o Prêmio de Júri Popular. "Na China as pessoas estão com sede de tudo que é o ocidente, exibir o filme em Pequim é uma grande oportunidade de troca cultural nesse país que tem uma cultura rica e vasta, uma cultura milenar. Eles olham para nós do ocidente como o novo, como avant-garde. Fazer parte do primeiro Festival de Cinema Brasileiro em Pequim é enriquecedor. Ivy Goulart.

Sobre Além da Luz

Categoria: documentário
(Colorido-NTSC / 82 min. / Brasil e EUA – 2010)
Sinopse: Além da Luz nos leva para o universo da deficiência visual através de sete cegos brasileiros.  Em relatos otimistas, eles expõem suas dificuldades, alegrias, sonhos e emoções e mostram que o caminho para uma vida melhor é através da educação e da informação.

A importância de Louis Braille nesse processo é fundamental e por isso Goulart também vai à França para contar a história desse renomado homem, que inventou um sistema de escrita simples e útil, que abriu as portas do conhecimento a todos aqueles que não enxergam.

Aqui no ocidente:

Além da Luz teve a estréia oficial nas Nações Unidas, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Nova York em dezembro de 2009. Depois da Exibição em Paris em maio desse ano, o diretor e produtor receberam um convite e apoio da Associação Sol do Sul com sede em Paris para adaptar o áudio do filme para o francês. Foi então produzido, e gravado com cerca de 20 atores franceses o voice-over (dublagem) do filme, para dar a acessibilidade aos deficientes visuais da língua francesa conhecer a obra que também conta com a audiodescrição.

Nesse último dia 24 de novembro Além da Luz teve a estréia oficial da versão francesa, na UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura) com cede mundial na capital francesa. Com o apoio da Associação Sol do Sul, a Embaixada do Brasil e Delegação do Brasil na UNESCO, a exibição do filme Além da Luz terá a presença de várias autoridades e do diretor e produtor do filme. Depois da UNESCO o filme será exibido em outros lugares dentro da programação do MOIS EXTRAORDINAIRE – PARIS (Mês Extraordinário sobre Deficiência de Paris), organizado pela prefeitura da cidade.

Maiores Informações: www.goulartfilmes.com

Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme


Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme