Diadema comemorou seu aniversário com inauguração de pontos de cultura

Quatro novos pontos de cultura serão inaugurados neste final de semana: "Cultura Inclusiva", "Raiz Brasileira", "Casa Don’Ana" e "Mídias Literárias". As inaugurações dos novos pontos de cultura fazem parte da programação de aniversário de 51 anos do município e irão abranger os quatro cantos da cidade, com pontos fixos e itinerantes.

Cultura Inclusiva – O ponto de cultura "Cultura Inclusiva" será o primeiro a ser inaugurado esta semana, no dia 10, às 19h. Os alunos das oficinas da Biblioteca Interativa de Inclusão e Centro Cultural Nogueira farão apresentações de bate- lata, dança afro, música, poesia, entre outros, além de uma homenagem ao grupo de dança "Mão na Roda", formado por portadores de deficiência e o lançamento da nona edição da revista "Mais Deficiente".

As ações deste ponto têm o intuito de fazer a profissionalização cultural dos portadores de deficiência que participam do projeto, como oficinas de contação de histórias e audiodescrição. As ações são a médio e longo prazo, por isso, haverá um cadastramento para levar informações a grande parte dos deficientes do município. As oficinas serão itinerantes para facilitar o acesso e, desta forma, os alunos não terão que ir até a oficina, ela é que irá o mais próximo possível dos alunos.

Casa Don’Ana – No dia 11, às 10h será inaugurado o ponto de cultura Casa Don’Ana onde haverá ações que serão voltadas para área de artesanatos, como oficinas de Macramé, enfeites de Natal, mosaico, enfeites para chinelos e presépio. Para a inauguração haverá um bazar com as peças já produzidas nas oficinas, além das apresentações dos grupos de dança cigana, do Circo de Diadema e exposição do presépio produzido pelos alunos.

Raiz Brasileira – O ponto de cultura "Raiz Brasileira", como o próprio nome já indica, irá trabalhar com músicas de origem brasileira, com estudos e promoção desta cultura, com foco no Samba e nos ritmos percussivos africanos. A literatura afro-brasileira e Hip Hop também são eixos a serem trabalhados nas atividades do Ponto de Cultura. As ações realizadas pelo ponto serão oficinas de percussão, lata, cavaquinho e pandeiro, ministrados para crianças e adolescentes. O intuito é levar atividades musicais à região e tirar os jovens da rua.

Mídias Literárias – O ponto de cultura "Mídias Literárias" será inaugurado no dia 11, às 14h, com uma roda de debates já conhecido como "Café Filosófico", com a temática "Poética e Filosofia na América Latina". Na mesa de debates haverão também as participações dos escritores Hudson dos Santos, que irá tratar sobre a obra do argentino Jorge Luis Borges, e também do poeta Juan Latorre, expondo as obras de Gabriel García Márquez. A mediação fica por conta do coordenador do ponto de cultura, Willian Figueiredo. As atividades desenvolvidas para este ponto de cultura serão Oficinas Literárias e o tradicional Café Filosófico.

Programa – O ponto de cultura é uma iniciativa da sociedade civil que foi selecionada por meio de um edital para firmar um convênio com o Ministério da Cultura; esta aliança visa ampliar as ações para que haja uma ampliação nos projetos já existentes. No país existem cerca de 2 mil pontos, todos cultivando e transmitindo algum tipo de arte, desde a erudita até tradições indígenas. Os pontos de cultura do município são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Diadema e o Ministério da Cultura com o Programa Cultura Viva.

O investimento para os 20 novos Pontos de Cultura é de R$ 3,6 milhões, onde 50% é investimento do Ministério da Cultura e o restante da Prefeitura de Diadema. Este valor será aplicado durante os quatro anos da parceria já a partir de 2010. Os valores serão distribuídos conforme a execução dos projetos.

No total já foram inaugurados 16 pontos de cultura. Em novembro foram 11, desde o dia 05 de novembro, começando pelo "Passo a Passo", "GEB Mais Cultura", "Trançando as Pernas", "Urbano ao Rural", "Sambacine", "Contando Histórias", "Galpão do Samba", "Circo-Lando com Tápias Voadores", "Passo Firme", "Musical" e "Erêmi". No mês de dezembro foram inaugurados cinco pontos culturais: "Reconhecendo-se na Arte Popular", "Amanhã-ser Cultura", "Castelinho das Artes", "Experimentando Música" e "os Reis da Folia".

Para a manutenção dos 32 pontos de cultura de Diadema e das sete cidades do ABCD foi criado o "Pontão Setecidades" que está sediado na Secretaria de Cultura de Diadema. Ele tem oferecido aos Pontos de Cultura oficinas sobre as propostas do Programa Cultura Viva/Mais Cultura, sobre a execução de planos de trabalho e sua efetiva prestação de contas. A missão deste espaço é articular os Pontos de Cultura das sete cidades da Grande São Paulo (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) sob o horizonte da autonomia, do protagonismo e do empoderamento.

Serviço

Cultura Inclusiva

Dia 10, sexta-feira, às 19h
Biblioteca Interativa Nogueira
Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira

Casa Don’Ana

Dia 11, sábado, às 10h
Rua Viena, 312 – Jd. das Nações.

Raiz Brasileira

Dia 11, sábado, às 14h
Praça da Moça

Mídias Literárias

Dia 11, sábado, às 14h
Biblioteca Olíria de Campos Barros
Av. Sete de Setembro, 470

Fonte: Prefeitura de Diadema

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017