Maratona de audiodescrição

Este sábado teremos uma verdadeira maratona de audiodescrição em São Paulo. Será preciso fôlego e uma "bengala ligeira" para acompanhar todos os eventos!

foto de uma maratona

A jornada começa ao meio dia no CADEVI com a exibição do filme "A Mulher Invisível", com roteiro e narração elaborados pelos alunos da 3ª turma do curso de formação de audiodescritores promovido pela Laramara e ministrado pela profa Lívia Motta. Já assisti este filme na 36ª edição do Festival Melhores Filmes 2009 promovido pelo CineSesc e com audiodescrição feita pelo pessoal da Iguale, mas gostei tanto do filme que vale a pena assistir de novo. Veja mais informações em: CADEVI apresenta: "A Mulher Invisível"!.

A segunda parte da jornada será no Centro Cultural Banco do Brasil com a apresentação do filme "Budapest". Como resultado de uma parceria entre a ARPEF e o CCBB, esta será a segunda exibição do Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito, que acontecerá até dezembro de 2011 com a apresentação de um filme por mês. Esta exibição tem início as 14 horas, então terei de sair voando do CADEVI para ir da estação Praça da Árvore até a estação Sé do metrô, que fica bem pertinho do CCBB. Esse post traz mais detalhes sobre o evento: Centro Cultural Banco do Brasil lança "Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito". Estou curioso porque ainda não assisti nenhuma produção audiodescrita pelo pessoal da CPL.

Depois, terei de turbinar mais um pouco a minha bengala porque as 16:30 começa a ópera "A Viúva Alegre" no teatro São Pedro. Acho que não vai ser tão difícil porque basta tomar novamente o metrô na estação Sé e descer na estação Marechal Deodoro, pois o teatro fica somente a duas quadras. Trata-se de uma ópera bufa, ou seja, cômica. Quando assisti "O Barbeiro de Sevilha, também bufa, aprendi a gostar desse tipo de espetáculo. Produzida como uma parceria entre o governo do estado de São Paulo, a VIVO e a APAA, as récitas programadas terão audiodescrição com roteiro elaborado por Lívia Motta e a narração ficará por conta dos voluntários da VIVO. Saiba mais sobre este evento no post: Governo do Estado, VIVO e Amigos prá Valer! convidam para a ópera "Viúva Alegre".

Mas se você prefere outro tipo de programa mais agitado e de "tirar o pé do chão", também teremos neste dia a Virada Inclusiva, com show de rock e várias outras atrações audiodescritas!

Ufa, depois dessa maratona, só mesmo voltando para casa, ver se a minha tropinha fez sobrar uns pedaços de pizza e um cálice de vinho, então colocar meus pés e a "ponteira da bengala" na salmoura!

Paulo Romeu

Mais sobre audiodescrição
A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), em parceria com o British
A São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa, convida para estreia
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Theatro São


Mais sobre audiodescrição
A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), em parceria com o British
A São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa, convida para estreia
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Theatro São