Secretaria realiza o lançamento do Livro "Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras", no dia 24/2

O livro é o primeiro sobre audiodescrição no Brasil, uma mostra significativa da produção intelectual brasileira sobre o tema, reunindo trabalhos de especialistas da área.

No próximo dia 24, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza o lançamento do livro "Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras", dos organizadores Lívia Maria Villela de Mello Motta e Paulo Romeu Filho.

Este livro é o primeiro sobre audiodescrição no Brasil, uma mostra significativa da produção intelectual brasileira sobre o tema, que reúne trabalhos de professores e profissionais da área, além de artigos e depoimentos de pessoas cegas e videntes engajadas na luta pela implementação do recurso no Brasil, mais especificamente na TV Brasileira.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança, eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos, tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.

O livro objetiva informar profissionais de TV, cinema, teatro, museus e outras artes visuais, assim como professores e alunos de cursos de audiodescrição, profissionais da área de Letras, Tradução, Comunicação e Artes, Educação e outras ligadas a questões de acessibilidade.

MEMORIAL – Na ocasião, haverá também o lançamento da versão virtual do Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência e a primeira mostra de acessibilidade dos museus do Estado de São Paulo, com foco no Museu de Portinari e Pinacoteca do Estado, em um espaço especialmente preparado para este fim dentro do Memorial da Inclusão.

O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi inaugurado em 03 de dezembro de 2009. Tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências, principalmente em um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80.

Os lançamentos ocorrem a partir das 17h na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 – bairro Barra Funda – São Paulo – SP.

Todos estão convidados.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do governo do Estado de São Paulo

Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que


Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que