No ar, o VI volume da Revista Brasileira de Tradução Visual

A Revista Brasileira de Tradução Visual é uma publicação eletrônica, trimestral, independente e de acesso gratuito. Destina-se à divulgação científica, artística e tecnológica, nos campos da pesquisa e do desenvolvimento, da educação e do trabalho. Publica temas que envolvem a fotografia, a pintura, a escultura, os desenhos e as figuras, em geral, bem como a produção/difusão do cinema, da televisão e do teatro junto às pessoas com deficiência.

Empresa lança audiocatálogo de seus produtos

Uma empresa, assim como uma pessoa, tem a sua teia de relacionamentos. Nós, da Portobello, valorizamos e trabalhamos cada relacionamento de uma forma especial. Por isso, desenvolvemos esta audiodescrição exclusivamente para promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Neste audiocatálogo você vai descobrir o universo que envolve a Portobello.

Palestra: Como Fazer um Filme Audiodescrito

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, televisão, museus, espetáculos de teatro, música, dança, além da acessibilidade aos produtos audiovisuais disponíveis na internet. Ela é feita pelo audiodescritor por meio da descrição oral das cenas durante o filme e permite que a pessoa com deficiência visual receba, por meio de uma narração descritiva em áudio, informações sobre imagens estáticas ou dinâmicas, textos, sons ou ruídos não literais – desapercebidos ou incompreensíveis especialmente sem o uso da visão.

Nesta quinta-feira: Eles Não Usam Black-Tie será apresentado com audiodescrição em Vitória da Conquista

O Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, em parceria com o projeto “Leitura de Olhos Fechados”, apresenta, nesta quinta-feira, 31, na ação Cinema na Uesb, o longa-metragem "Eles Não Usam Black Tie", com audiodescrição. A sessão especial, que ocorrerá às 15 horas, no Teatro Glauber Rocha, faz parte da programação do projeto, que se estende até o mês de abril, com sessões em diversos espaços. A entrada é franca.

Quartos de Tenesse: acessível para todos

Matéria sobre audiodescrição e LIBRAS na peça “Quartos de Tenesse”, durante a temporada 2009. O espetáculo possuia acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Matéria exibida no programa Agenda, da Globo News.

Fundação Dorina marca presença na Reatech 2011

Ao completar 65 anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos marcará presença na 10ª edição da Feira Reatech, Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece de 14 a 17 de abril, em São Paulo.

Contagem regressiva para o início da audiodescrição na TV brasileira

A MIDIACE – Associação Mídia Acessível publicou ontem em seu site uma importante notícia que acende o sinal amarelo para todos que lutam, querem e esperam pelo início das transmissões de programas com audiodescrição na televisão brasileira. Destaco aqui um trecho dessa notícia:

O Espetáculo Da Audiodescrição

Cada vez mais disponibilizada em produções e eventos culturais, a audiodescrição amplia as possibilidades para aqueles que conseguem ver apenas com os olhos da alma. O recurso foi utilizado no último dia 20 de março, durante a última apresentação de La Bohème no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, e permitiu a cerca de 40 pessoas com deficiência visual acompanhar o espetáculo.

Festival Melhores 2011 do SESC terá 42 filmes com audiodescrição em abril

O SESC realiza a abertura oficial do Festival SESC Melhores Filmes 2011 no CineSESC no dia 6 de abril, a partir das 19h30. A cerimônia inclui a apresentação tradicional de um filme inédito após o anúncio e premiação dos filmes vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes nacionais e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. O filme a ser exibido é Riscado, de Gustavo Pizzi.