Cidade de Cotia planeja manhã cultural com audiodescrição

O presidente da Cuidaris (Centro Unificado de Interesses e Direitos do Deficiente e Idoso da Região), Manoel Amâncio Rodrigues, esteve no último dia 28 de fevereiro, segunda-feira, na Assembleia Legislativa paulista, onde foi recebido pelo Deputado Estadual Fernando Capez (PSDB).

descrição da foto abaixo

Deputado Estadual Fernando Capez, o presidente da Cuidaris Manoel Amâncio Rodrigues, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra, Adalberto Felix Rocha.

O objetivo da visita foi levar ao deputado algumas sugestões, como a da criação no âmbito estadual de um serviço de atendimento de transporte especial para portadores de deficiência, nos moldes do que já existe no município de São Paulo. O deputado disse que iria enviar uma sugestão ao governo do Estado para a implantação desse sistema.

Outra sugestão apresentada pela Cuidaris foi a da implantação de uma faculdade inclusiva na região – projeto elaborado pelo professor universitário Saulo Cesar Paulino e Silva -, para facilitar o acesso de deficientes aos cursos superiores e criar um espaço de cidadania. Capez demonstrou-se interessado e disse que vai interceder junto a uma instituição privada para a criação desta modalidade de curso.

Eventos

Manoel Amâncio Rodrigues também aproveitou o encontro para convidar o deputado para dois eventos da Cuidaris. A entidade vai realizar este ano uma Manhã Cultural, com exposição dos trabalhos feitos pelas pessoas atendidas na entidade, além de oferecer atividades culturais como sessão de cinema com audiodescrição e venda de livros relacionados com o tema inclusão. O evento será feito em parceria com a Associação Faculdade de Educação Inclusiva, sediada em Cotia, e também contará com a colaboração de outras instituições ligadas às questões das pessoas com deficiência. Local e data ainda vão ser definidos.

O outro evento é um jantar dançante no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Embu. O baile deve acontecer no próximo mês de maio.

A Cuidaris

Localizada na Rua Minas Gerais, nº 1188, no Parque Paraíso (em frente à Prefeitura de Itapecerica da Serra), A Cuidaris é uma entidade fundada em 2008. Oferece cursos diversos, como braile (código tátil de leitura e escrita para deficientes visuais), artesanato e informática. Também atua na promoção de esporte, lazer e cidadania.

Mais informações sobre a Cuidaris no telefone: (11) 4666-9278

Fonte: Paulo Silveira jornalista



Mais sobre audiodescrição