Cidade de Cotia planeja manhã cultural com audiodescrição

O presidente da Cuidaris (Centro Unificado de Interesses e Direitos do Deficiente e Idoso da Região), Manoel Amâncio Rodrigues, esteve no último dia 28 de fevereiro, segunda-feira, na Assembleia Legislativa paulista, onde foi recebido pelo Deputado Estadual Fernando Capez (PSDB).

descrição da foto abaixo

Deputado Estadual Fernando Capez, o presidente da Cuidaris Manoel Amâncio Rodrigues, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra, Adalberto Felix Rocha.

O objetivo da visita foi levar ao deputado algumas sugestões, como a da criação no âmbito estadual de um serviço de atendimento de transporte especial para portadores de deficiência, nos moldes do que já existe no município de São Paulo. O deputado disse que iria enviar uma sugestão ao governo do Estado para a implantação desse sistema.

Outra sugestão apresentada pela Cuidaris foi a da implantação de uma faculdade inclusiva na região – projeto elaborado pelo professor universitário Saulo Cesar Paulino e Silva -, para facilitar o acesso de deficientes aos cursos superiores e criar um espaço de cidadania. Capez demonstrou-se interessado e disse que vai interceder junto a uma instituição privada para a criação desta modalidade de curso.

Eventos

Manoel Amâncio Rodrigues também aproveitou o encontro para convidar o deputado para dois eventos da Cuidaris. A entidade vai realizar este ano uma Manhã Cultural, com exposição dos trabalhos feitos pelas pessoas atendidas na entidade, além de oferecer atividades culturais como sessão de cinema com audiodescrição e venda de livros relacionados com o tema inclusão. O evento será feito em parceria com a Associação Faculdade de Educação Inclusiva, sediada em Cotia, e também contará com a colaboração de outras instituições ligadas às questões das pessoas com deficiência. Local e data ainda vão ser definidos.

O outro evento é um jantar dançante no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Embu. O baile deve acontecer no próximo mês de maio.

A Cuidaris

Localizada na Rua Minas Gerais, nº 1188, no Parque Paraíso (em frente à Prefeitura de Itapecerica da Serra), A Cuidaris é uma entidade fundada em 2008. Oferece cursos diversos, como braile (código tátil de leitura e escrita para deficientes visuais), artesanato e informática. Também atua na promoção de esporte, lazer e cidadania.

Mais informações sobre a Cuidaris no telefone: (11) 4666-9278

Fonte: Paulo Silveira jornalista

Mais sobre audiodescrição
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma
Sou Flávia Machado, uma entusiasta da audiodescrição, quero te convidar para compartilhar com outras pessoas
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição


Mais sobre audiodescrição
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma
Sou Flávia Machado, uma entusiasta da audiodescrição, quero te convidar para compartilhar com outras pessoas
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição