Festival Melhores 2011 do SESC terá 42 filmes com audiodescrição em abril

O SESC realiza a abertura oficial do Festival SESC Melhores Filmes 2011 no CineSESC no dia 6 de abril, a partir das 19h30. A cerimônia inclui a apresentação tradicional de um filme inédito após o anúncio e premiação dos filmes vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes nacionais e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. O filme a ser exibido é Riscado, de Gustavo Pizzi.

Dos filmes lançados no Brasil em 2010, 42 deles fazem parte da programação do festival pois concorrem nas diversas categorias. A votação foi feita por uma consulta aberta ao público pela Internet e no CineSesc e por consulta direta à crítica especializada de todo o país.

A noite da premiação será transmitida ao vivo pelo Portal SESCSP a partir das 19h30. Com exclusividade para o público web, Cunha Jr e Miguel Barbieri Jr fazem um balanço da produção cinematográfica de 2010. Os comentários do cinéfilo e os do apresentador serão intercalados com entrevistas dos artistas brasileiros que concorrem aos prêmios da noite. Após a premiação, a grade de programação do Festival estará disponível nas unidades do SESC e no Hotsite do Festival.

O Circuito

A circulação do Festival SESC Melhores Filmes teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo após o encerramento na capital. Em 2010, a itinerância alcançou 8 cidades e se amplia neste ano para outras 15 cidades, em que as exibições gratuitas ocorrem simultaneamente com as de São Paulo. Integram o CIRCUITO do Festival SESC Melhores Filmes 2011 as cidades de Araraquara, Bauru, Bertioga, Campinas, Catanduva, Diadema, Ilha Solteira, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (CineSESC e Sesc Interlagos) e Sorocaba. Mais informações sobre o Circuito no site oficial.

O Festival SESC Melhores Filmes

Criado em 1974, é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Os filmes que participaram da votação neste ano são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo em 2010.

Durante 36 anos a mostra do CineSESC já exibiu centenas de longas-metragens em sua programação anual, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica. Na edição 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços que possibilitam o acesso de deficientes visuais (pela audiodescrição) e auditivos (legendagem open caption), recursos que serão oferecidos em todos os filmes da grade deste ano.

Sobre o filme de abertura "RISCADO"

SINOPSE: Qual a importância da sorte na vida? Quanto esforço e talento são necessários para garantir uma carreira sólida? A sorte é parte do riscado? Bianca (interpretada por Karine Teles) é uma excelente atriz, mas sua carreira ainda não deslanchou. Como ganha pão, ela imita divas do cinema e trabalha divulgando eventos. Após fazer um teste para uma grande produção internacional, Bianca finalmente ganha o papel. Inspirado pela personalidade e o trabalho dela, o diretor do filme transforma a personagem do seu roteiro, em uma versão da própria Bianca, que será uma das protagonistas.

Atividades paralelas

Entre as atividades paralelas à exibição dos 42 filmes, o Festival SESC Melhores Filmes 2011 realiza uma série de encontros e debates com personalidades da cinematografia brasileira e renomados críticos do cinema nacional. A participação nos encontros é gratuita e os interessados devem retirar ingressos 1h antes:

Cinema da Vela:

Cunha Jr. (Mediação):

13/04 – Carlos Reichenbach

19/04 – Sara Silveira

20/04 – Sérgio Bianchi

26/04 – Bráulio Mantovani

27/04 – Tony Berchmans e Antonio Pinto

Encontros sobre Cinema e Crítica:

– Dia 07/05

Ana Paula Sousa – Folha de São Paulo (SP), André Miranda – O Globo (RJ), Marcelo Miranda – O Tempo (MG), Miguel Barbieri – Veja São Paulo e Veja Rio (SP/RJ) e Maria do Rosário Caetano – Revista de Cinema (Mediação)

– Dia 08/05

João Sampaio – A Tarde (BA), Luiz Joaquim – Folha de Pernambuco (PE), Luiz Zanin Oricchio – O Estado de São Paulo (SP), Neusa Barbosa – Cineweb/Reuters/UOL/Bravo (SP) e Maria do Rosário Caetano – Revista de Cinema (Mediação)

Serviço:

Festival SESC Melhores Filmes 2011

Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público

De 6 a 28 de abril de 2011

CineSesc

Rua Augusta, 2075

Tel: 11 3087-0500

Transmissão da cerimônia de premiação pelo Portal SESCSP www.sescsp.org.br a partir das 19h30 do dia 6 de abril

Programação – filmes, sessões, preços e classificação indicativa – disponível a partir de 6 de abril

Fonte: Arte View

Mais sobre audiodescrição
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Amantes do cinema francês têm a oportunidade de acompanhar até o dia 22 de junho


Mais sobre audiodescrição
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Amantes do cinema francês têm a oportunidade de acompanhar até o dia 22 de junho