Memorial da Inclusão ganha versão online

Disponível em três idiomas, secretaria lança site que permite a pessoas com e sem deficiência conhecer o acervo do Memorial da Inclusão sem sair de casa.

Lançado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br garante que documentos, documentários, fotos e manuscritos disponíveis na sede do Memorial da Inclusão sejam acessados por usuários com e sem deficiência.

Através de uma plataforma 3D, os visitantes sentem-se dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).

Para as pessoas com deficiência visual, as imagens têm recurso de audiodescrição e há também a opção de mudar a cor da fonte e do fundo da página, para facilitar a navegação de usuários daltônicos. Já as pessoas com deficiência auditiva, poderão acessar documentários com legenda, como é o caso do vídeo “Paraolimpíadas Esportivas” e visualizar as letras de músicas disponíveis, como o Jingle da Comissão Nacional do Ano Internacional das Pessoas Deficientes.

Todos os painéis, quando ampliados, contêm textos explicativos sobre o assunto abordado.

O Memorial da Inclusão, que tem sua sede em São Paulo, aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. Aos visitantes surdos, é disponibilizado um DVD portátil que pode acompanhá-los durante a visita. Nele, é exibida a imagem de um guia que dá informações sobre o acervo na linguagem de sinais.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Veja também a matéria veiculada no Jornal Nacional ativando o vídeo no plug-in, ou assista clicando neste link acessível para usuários de leitores de telas.

Serviço

Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência

Aberto de segunda à sexta, das 10h às 17h

Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo.

Mais sobre audiodescrição
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora
Os programas de acesso de um dos maiores e mais importantes museus do mundo –


Mais sobre audiodescrição
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora
Os programas de acesso de um dos maiores e mais importantes museus do mundo –