As obras acessíveis de Simone Kestelman

Simone Kestelman é artista plástica e produz obras de arte a partir de uma "Poética da Transferência" (processo criativo utilizado por Lygia Clark) que se revela em objetos sensoriais. Os suportes mais empregados pela artista são o vidro e a cerâmica.

Atualmente a artista desenvolve o projeto "As Maravilhas", através de reinterpretações de monumentos históricos brasileiros, bem como paisagens naturais, traduzidas em peças de vidro, e apresenta ao espectador formas e contornos onde o seu mundo se molda.

Entre esses monumentos e paisagens destacam-se: Pão de Açúcar no Rio de Janeiro; Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Maranhão; Palácio da Alvorada em Brasília; MASP em São Paulo; Auditório Ibirapuera em São Paulo; Museu Niemeyer em Curitiba; Memorial Roberto Silveira em Niterói, Rio de Janeiro; Teatro Popular de Niterói, também no Rio e Memorial da América Latina em São Paulo.

Esta coleção seguirá para Nova Iorque.

Um olhar sensível sobre a obra geral da artista, especificamente o estudo de seu espaço pictórico e da materialidade, estética e textura, resulta em incríveis abstrações expressas por peças tridimensionais que não devem ser somente apreciadas com os olhos, mas experimentadas também pelas mãos.

Ao se manipularem materiais rígidos como vidro e cerâmica, a textura de suas peças assume um importante aspecto, pois além de complementar a visão, o tato, que é também um elemento de observação, sugere ao toque texturas aveludadas que remetem a um objeto macio. Neste momento, cabe enfatizar que suas peças trazem um paradoxo entre o que é duro e o que se pode interpretar como macio, espaços pictóricos trabalhados e transformados em objetos através de linhas orgânicas, um complexo de linhas retas e arredondadas, cuja simplicidade abstrata proporciona formas intimamente associadas a monumentos.

Inspirada no monumento arquitetônico "Memorial Roberto Silveira", também chamado Centro de Memória Roberto Silveira, uma das nove construções do Caminho Niemeyer, que abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados desta cidade do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira, pai do atual prefeito da cidade, Simone Kestelman concebeu a obra "Memorial Roberto Silveira", executada em vidro branco, que se revelou uma peça de refinada beleza. Sua construção revela conhecimento e sensibilidade de forma e espaço através das mãos e do olhar da artista.

Simone Kestelman realizou sua primeira exposição na Galeria A Hebraica, em agosto de 1998, aplicando técnicas de transferência a partir de obras de artistas como Matisse, Chagall e Picasso, com peças em cerâmica. Em 1999 realizou uma mostra individual na Masterpieces, de Boca Raton, Estados Unidos, também com trabalhos em cerâmica. Já em 2000 ganhou o prêmio "Leão de Honra – Melhores do Ano" e expôs na Galeria Sérgio Caribe em "Cerâmica Arte e Transformação – A Artes dos Sultões". Em julho de 2003, em exposição na Galeria Lavarello, foi premiada com a medalha de ouro por sua peça inspirada na obra de Tiffany. Em abril de 2008 expôs, em "A Mesa", com Roberto Camasmie, suas peças em cerâmica . Expôs, em 2009, na Pilchuck Glass School Annual Auction, Estados Unidos, um coral de cerâmica, e no evento 2010 CASA COR, marcou presença com a instalação "Loft da Mulher Bem Resolvida".

Atualmente participa do 9º Concurso Internacional de Cerâmica de Mino, no Japão, com a obra "Bloom" (Florescer). Peça de vidro inspirada na explosão nuclear de Hiroshima, a obra foi selecionada na primeira fase, e agora segue para júri popular.

Sua obra "Colar em Vidro – Blue Royalty" foi leiloada nos Estados Unidos, no Wheaton Glass Art, em leilão silencioso, após convite proposto pelas curadoras Amye Gumbinner e Barbara Boroff .

Debora Kaz

Diretora de Arte

Fonte: Kaz Filmes

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por