O último dia 16 foi uma data marcante para os 35 deficientes visuais que compareceram na Faculdade Victor Hugo para assistir pela primeira vez a uma sessão de cinema nacional, totalmente audiodescritiva. Deficientes visuais e auditivos das cidades de Poços de Caldas, Três Corações, Itajubá, Conceição do Rio Verde, Caxambu, São Lourenço e Baependi, foram recepcionados pelos diretores da Faculdade, Adolfo e Leila R. Direzenchi, pela Prof.ª Sonia Costa e alguns de seus acompanhantes, para assistir ao filme Tropa de Elite.
Entre advogados, bancários, professores, torneiros mecânicos, psicólogos, donas de casa e estudantes universitários, todos afirmaram que esta experiência inovadora proporcionada pela Faculdade Victor Hugo é uma possibilidade de se conhecerem, estreitarem seus laços de amizade e terem contato com a cultura brasileira de forma independente e autônoma.
"Esta atitude da instituição é um ato de louvor em nome da inclusão", falou Salete Batista, residente em Itajubá e professora de Braille da Faculdade Victor Hugo.
Todos os presentes aplaudiram o estudante universitário Diego, residente em São Lourenço, pela preocupação em divulgar esta iniciativa em vários sites para deficientes visuais.
"Está na hora dos deficientes visuais se unirem e buscarem novos horizontes através de experiências como essas que tivemos hoje", declarou a professora Dedé, da cidade de Três Corações.
Com esses e tantos outros depoimentos transmitidos pelos presentes, a Faculdade Victor Hugo teve a certeza que seu objetivo foi atingido e já prepara a segunda sessão, com data prevista para o dia 21 de maio (sábado).
Fonte: Jornal Regional – redação da cidade de São Lourenço