Os vencedores do Festival Melhores 2011 do CineSesc

O filme "Tropa de Elite 2" foi o grande vencedor da 37ª edição do Festival SESC Melhores Filmes. O longa-metragem levou 4 prêmios da votação do público e 3 da crítica especializada, totalizando 7 estatuetas. "Os Famosos e os Duendes da Morte" foi eleito na categoria de melhor fotografia para Mauro Pinheiro Jr. , em ambos os júris. "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, recebeu o prêmio especial de Documentário de público, categoria que passa a integrar a votação oficial do festival, somente para filmes nacionais. A crítica especializada elegeu "Terra Deu, Terra Come", de Rodrigo Siqueira. "Estamos dando passo importante para a cultura do documentário", agradeceu Siqueira.

Elke Maravilha

Foi uma festa badalada. Este foi o clima da noite de premiação do Festival Melhores Filmes 2011. Diretores como José Padilha, o roteirista Bráulio Mantovani, integrantes do nostálgico grupo"Dzi Croquettes" Ana Lúcia Torre e tantos outros artistas compareceram ao CineSESC para prestigiar os filmes e artistas que marcaram 2010, escolhidos pela votação do festival.

São 11 categorias, totalizando 22 prêmios, escolhidos por votação. Foram mais de 26 mil votos de público e 89 críticos participaram desta eleição. E a platéia elegeu "Tropa de Elite 2" como melhor filme do ano "Foi um trabalho de equipe muito grande, um filme independente e nunca sonhamos que chegaria tão longe", afirmou o roteirista Bráulio mantovani. Já para os críticos, "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, foi o melhor trabalho nacional exibido nas telas do ano passado.

Ana Lúcia Torre foi ovacionada pela platéia ao receber o prêmio de melhor atriz, tanto pela crítica quanto pelo público. Foi o primeiro trabalho da atriz como protagonista na telona, em 40 anos de carreira. "O cinema é um espaço que eu sempre queria participar, mas acho que cinema não me via", brincou. "Estou muito feliz de fazer parte da turma".

Elke Maravilha (foto) esteve ao lado da equipe de "Dzi Croquettes" para receber o prêmio de melhor documentário. "madrinha também é mãe!" Wagner Moura, também premiado pelos dois júris, não pôde comparecer ao evento e gravou mensagem em vídeo agradecendo os votos.

Outras categorias também tiveram consenso nos votos de crítica e público. Bráulio Mantovani, de "Tropa de Elite 2", conquistou a estatueta de Melhor Roteiro. José Padilha, a de melhor diretor.

Entre os estrangeiros Ricardo Darín melhor ator 2010 por sua atuação em "O Segredo dos Seus Olhos". Brenda Blethyn foi a intérprete favorita do público por "London River". A atriz Giovanna Mezzogiorno foi a eleita pela crítica por "Vincere" , que recebeu o maior número de votos tanto dos cinéfilos quantos dos especialistas para melhor filme e diretor Marco Bellochio.

Fonte: Hotsite do Festival

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo