Festa do Teatro: relação de peças com acessibilidade

Já consolidado na cidade de São Paulo, a Festa do Teatro promete repetir o estrondoso sucesso das duas primeiras edições. A novidade deste ano é a apresentação dos espetáculos infantis nos Ceus da prefeitura, além de sessões com audiodescrição e legenda para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Peça teatral inova na linguagem

Após 40 anos de montagem em Pernambuco, o espetáculo "A Revolta dos Brinquedos" ganha uma versão especial. Em pleno mês das crianças, a peça poderá ser assistida por pessoas com deficiência visual e auditiva. Sob a direção do professor de artes cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Francisco Filho, a peça teatral vai utilizar a língua brasileira de sinais (Libras) e a áudio-descrição para facilitar a compreensão dos espectadores surdos, cegos e com baixa visão.

Internet: um passo na inclusão cultural

Quem aí tem familiar, amigo ou algum conhecido deficiente sabe das dificuldades que essas pessoas enfrentam diariamente. Não só as barreiras físicas, mas também as culturais, limitam bastante o acesso desses indivíduos a certos recursos que, por não serem adaptados, tornam-se totalmente inviáveis. Agora, a internet prova mais uma vez sua capacidade de Inclusão.

Red Bull Fighters terá audiodescrição na etapa brasileira

a organização do Red Bull Fighters, principal campeonato mundial de Motocross Freestyle, confirmou nessa semana um calendário de seis etapas para 2011, e uma delas será em território nacional. Pela primeira vez, Brasília receberá os pilotos voadores do X-Fighters em um circuito inédito montado na Esplanada dos Ministérios, bem em frente ao Congresso Nacional. A arquitetura de Oscar Niemeyer será o cenário da segunda etapa do certame, na noite do dia 28 de maio.

Schincariol e Mata Atlântica promoveram evento com audiodescrição

A Schincariol, empresa de bebidas brasileira com 100% de capital nacional também demonstrou seu lado verde pelo segundo ano consecutivo no Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica. Durante a ocasião, entre os dias 20 e 22, na Arena de Eventos ao lado do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, com entrada franca, a cervejaria marcou presença com um estande exclusivo do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, organizadora do evento.

Com inovações, estreia amanhã a peça teatral O Sono Entristecido da Lua Pantaneira

Adaptação do conto da escritora sul-mato-grossense Sandra Andrade para o teatro, "O Sono Entristecido da Lua Pantaneira" estreia dia 28 e permanecerá em cartaz no dia 29 de maio, às 19h, no Instituto Sul-mato-grossense de Cegos – ISMAC, nesta Capital. A montagem apresenta audiodescrição e exposição do material cenográfico para pessoas com deficiência visual.

Encerramento da 8ª Cinedocumenta

A 8ª Mostra Cinedocumenta, patrocinada pela Usiminas, foi encerrada na noite de domingo com a exibição de filmes na Comunidade Achado dos Pretos, em Santana do Paraíso, e no Parque Ipanema. O ponto alto do evento ficou por conta da exibição do filme Fábrica de Nuvens, resultado da oficina de Realização em curta documental, que teve como ministrante Luiz Carlos Lacerda, um dos mais atuantes e respeitados criadores de Cinema do país.