Curso de Audiodescrição em Espaços Museológicos

O Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove o Curso de Audiodescrição em Espaços Museológicos.

Audiodescrição em Espaços Museológicos: Alunos do curso técnico em dança fazem alongamento

Foto: Marina Cavalcante

O seminário Audiodescrição em Espaços Museológicos será ministrado por Francisco José de Lima e a programação tem como objetivo oferecer uma formação a educadores e profissionais de ambientes culturais sobre a audiodescrição em espaços museológicos.

Francisco José de Lima é especialista em audiodescrição pelo Audio Description Project (ADP-USA), além de tradutor e intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001). Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE).

O Curso de Audiodescrição em Espaços Museológicos é o segundo módulo, em continuação ao Seminário de Introdução à Audiodescrição em Espaços Museológicos, que aconteceu em fevereiro.

Audiodescrição

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão e o acesso de pessoas com deficiência visual a produtos culturais no cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, milhões de pessoas com deficiência visual total ou parcial se encontram excluídas da experiência audiovisual e cênica.

Desta forma, o recurso consiste na descrição clara e objetiva de informações compreendidas visualmente, mas que não estão contidas nos diálogos, como expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo.

Serviço: Curso de Audiodescrição em Espaços Museológicos

31 de maio a 04 de junho, das 14 as 18 horas, no Mini-Auditório do MCC. A programação é gratuita.
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema 60060-390 – Fortaleza/CE
Contatos: Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
(85) 3488-8611 / 3488-8621
[email protected]

Fonte: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



Mais sobre audiodescrição